Em meio à reformulação, novo técnico e reforços, o Coritiba encara o Campeonato Paranaense 2025 como o primeiro desafio de mais um ano de reconstrução do clube, que tem o acesso para a Série A como principal objetivo.
No Estadual, o Alviverde tem a meta de voltar à grande final, o que não acontece há dois anos. A competição vai marcar a estreia de Mozart como técnico do Coxa, num retorno ao clube em que iniciou a carreira como jogador e como técnico.
Para ele, resgatar a força do Couto Pereira será crucial para alcançar os objetivos. “Já joguei aqui com o torcedor a favor e contra, a responsabilidade é nossa de trazer o torcedor para o nosso lado. Nosso maior desejo é que ele se sinta representado. Os jogos em casa são determinantes”, disse o treinador, que conseguiu o acesso na Série B com o Mirassol em 2024.
Até aqui, o Alviverde anunciou reforços como o zagueiro Rodrigo Moledo, o lateral Rafinha, o volante Geovane e os atacante Dellatorre e Caio Matheus. Por outro lado, o lateral Natanael entrou em um impasse sobre seu futuro e pode ser negociado.
Time-base do Coritiba para o Paranaense 2025
Pedro Morisco; Rafinha, Bruno Melo, Thalisson e Jamerson; Sebastián Gómez, Geovane, Vini Paulista; Lucas Ronier, Josué e Dellatorre.
Craque: Lucas Ronier
Lucas Ronier é o craque indiscutível do time do Coxa. O jogador fez uma grande temporada de 2024 pelo Coxa e chamou atenção de times do exterior. O Coxa planeja ter a maior venda da história do clube com o Piá do Couto.
Ronier foi um dos melhores atletas da Série B de 2024. Em toda a temporada, somou 44 jogos, com seis gols marcados e cinco assistências distribuídas.
Promessa: Caio Matheus
Revelado no São Paulo, o atacante foi treinado pelo ídolo coxa-branca Alex nas categoria de base da equipe paulista. Aos 20 anos, ele disputou apenas dois jogos pelo time principal do Tricolor paulista.
Chegou a marcar um gol, contra o Ayacucho, na Copa Sul-Americana de 2022, mas sofreu uma lesão séria no joelho quando estava defendendo a seleção brasileira sub-20. Desde então, voltou a atuar no time sub-20, com quatro gols e deu cinco assistências em 41 jogos disputados no ano passado.
Técnico: Mozart
Mozart é o nome do Coxa para a temporada. O técnico acertou o retorno ao Coxa depois do fim da Série B e retornou ao Alto da Glória, agora como treinador efetivo.
Ele foi considerado o melhor técnico da Série B em 2024 e conquistou o aceso inédito com o Mirassol. A carreira de Mozart também teve início no Couto Pereira, primeiramente como técnico das categorias de base e, na sequência, como auxiliar técnico entre as temporadas 2019 e 2020.
Como atleta, o ex-volante foi revelado nas categorias de base do clube, antes de trilhar carreira em clubes como Flamengo, Reggina-ITA, Spartak de Moscou e Palmeiras.
Como foi o Coritiba no Paranaense 2024?
O Coritiba foi eliminado de maneira precoce do último Estadual. Nas semifinal contra o Maringá, perdeu o jogo de ida e apenas empatou no duelo de volta, no Couto Pereira.
Na primeira fase, o time ficou na terceira posição, atrás do próprio Maringá e do rival Athletico. Foi a segunda vez seguida que a equipe não conseguiu chegar à final da competição.
Tabela de jogos e classificação do Campeonato Paranaense 2025
- Coritiba x Londrina- 12/1, domingo, às 16h
- Coritiba x São Joseense- 15/1, quarta-feira, às 20h
- Cascavel x Coritiba – 19/1, domingo, às 16h
- Maringá x Coritiba – 22/1, terça-feira, às 20h
- Coritiba x Athletico – 25/1, sábado, às 16h
- Coritiba x Andraus- 30/1, quinta-feira, às 20h
- Cianorte x Coritiba- 2/2, sábado, às 18h30
- Coritiba x Rio Branco – 5/2, quarta-feira, às 20h
- Azuriz x Coritiba – 8/2, sábado, às 16h30
- Coritiba x Operário – 11/2, terça-feira, às 20h
- Paraná Clube x Coritiba – 15/2, às 16h