Cuiabá e Santo Antônio de Leverger entre as cidades mais quentes do Brasil em 2024

Publicidade

Dois municípios de Mato Grosso, Cuiabá e Santo Antônio de Leverger, estão entre as cidades mais quentes do Brasil em 2024, segundo levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Cuiabá ficou em segundo lugar, com uma temperatura de 44,1ºC, enquanto Santo Antônio de Leverger ocupou a décima posição, com 43ºC. A cidade mais quente do país foi Goiânia, que registrou 44,5ºC. As temperaturas recordes foram observadas no dia 6 de outubro.

O levantamento revela que 2024 foi o ano mais quente no Brasil desde 1961, com uma temperatura média de 25,02°C, o que representa um aumento de 0,79°C em relação à média histórica de 1991-2020, que era de 24,23°C. O Inmet atribui essas altas temperaturas ao fenômeno El Niño e às mudanças climáticas.

Além das temperaturas extremas, Mato Grosso também se destacou no ranking das cidades com maior volume de chuvas. Água Boa registrou 717,4 mm de chuva em novembro, ficando em nono lugar no ranking nacional liderado por Caxias do Sul (RS), que teve 845,3 mm em maio.

O Inmet destaca a influência das mudanças climáticas e do El Niño no aumento das temperaturas e nas chuvas extremas, reforçando a necessidade de atenção às questões ambientais e climáticas.

MATO GROSSO – CenárioMT

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress