O Paraná Clube está de volta à elite do futebol paranaense. Após sobreviver dois anos na Divisão de Acesso, o Tricolor disputa o Campeonato Paranaense 2025 com uma equipe totalmente remodelada e uma nova comissão técnica.
O principal objetivo é cristalino: uma vaga nacional. Sem disputar nenhuma competição deste nível nos últimos dois anos, o Tricolor precisa ao menos se classificar às quartas de final para garantir um lugar na Série D de 2026.
“O nosso objetivo é buscar um calendário, essa é a grande verdade. E termos em 2026 o Campeonato Paranaense e o Campeonato Brasileiro da Série D. Esse é o objetivo do clube, é o primeiro que foi passado para mim. E é em cima disso que a gente vai trabalhar, com a estrutura que tem, com a condição que tem, com os profissionais e com a camisa”, resumiu o técnico Argel Fuchs, em sua apresentação.
O experiente treinador acumula passagens por grandes clubes do futebol brasileiro, como Internacional, Figueirense, Coritiba, Ceará e Chapecoense.
Em seu elenco, o Tricolor optou uma remodelação geral. Apenas o atacante Liliu permaneceu do time que foi campeão da Segunda Divisão em 2024. O Paraná foi ao mercado e trouxe nomes conhecidos, como o zagueiro Diego Ivo, o meio-campo Gustavo Xuxa e os atacantes Diego Tavares e Leandro Pereira.
Time-base do Paraná para o Paranaense 2025
Gabriel Gasparotto; Daniel Guedes, Diego Ivo, Yan Victor e João Lucas; Júlio Rusch, Geílson e Gustavo Xuxa; Rikelmi, Diego Tavares e Leandro Pereira.
Craque: Leandro Pereira
Campeão brasileiro e da Copa do Brasil pelo Palmeiras, o centroavante Leandro Pereira é a principal aposta do Paraná para a temporada de 2025.
Revelado nas categorias de base da Ferroviária-SP e do Internacional, o atacante também tem passagens por Chapecoense, Sport e Botafogo-SP, onde estava nesta temporada. Além disso, também atuou no futebol belga, japonês e iraniano.
Promessa: Rikelmi
Com 22 anos, o atacante Rikelmi é um dos jovens reforços a integrar o elenco paranista para a temporada de 2025. O jogador foi formado na base do Botafogo e estreou no profissional em 2022, quando disputou o Brasileirão pelo Alvinegro. Nas últimas duas temporadas, ele estava no RWD Molenbeek, da Bélgica.
Técnico: Argel Fuchs
Com 50 anos, o técnico Argel Fuchs foi contratado pelo Tricolor em novembro. O treinador comandou a montagem do novo elenco, que conta com peças que já atuaram com ele em outros clubes.
Ex-Coritiba, Argel comandou o Caxias na disputa da última Série C do Campeonato Brasileiro. O treinador havia chegado no início da temporada e teve uma boa campanha no Gaúcho, mas não conseguiu repetir o bom desempenho no nacional e acabou sendo demitido após uma vitória em oito jogos.
Como foi em 2024?
Apenas com a Segunda Divisão do Estadual no calendário da temporada, o Paraná apostou no comando técnico de Tcheco e em uma jogada de marketing que mobilizou a sua torcida. Foram mais de 100 mil ingressos vendidos para os jogos como mandante. Dentro de casa, o Tricolor teve 100% de aproveitamento.
Com essa fórmula, o Paraná garantiu o acesso à elite estadual ao superar o Patriotas nas semifinais. Para fechar o ano, ainda comemorou o título com direito a cobrança de penalidades máximas diante do Rio Branco, que teve a melhor campanha da primeira fase.
Tabela de jogos e classificação do Campeonato Paranaense 2025
- Athletico x Paraná: 11/1, sábado, 16h
- Paraná x Operário: 16/1, quinta-feira, 20h
- Paraná x Andraus – 19/1, domingo, 18h30
- Azuriz x Paraná – 23/1, quinta-feira, 20h
- Londrina x Paraná Clube – 26/1, domingo, 18h30
- Paraná x Cascavel – 29/1, quarta-feira, 20h
- Rio Branco x Paraná – 1/2, sábado, 16h
- Paraná x Maringá – 4/2, terça-feira, 20h
- São Joseense x Paraná – 9/2, domingo, 15h30
- Cianorte x Paraná – 12/2, quarta-feira, 20h
- Paraná x Coritiba – 15/2, sábado, 16h