O México adiou a aplicação de um imposto sobre passageiros de navios de cruzeiro em seus portos por seis meses, ao mesmo tempo em que isentou o trigo e um fertilizante de tarifas durante todo o ano de 2025.
O governo isentará os passageiros de navios de cruzeiro da taxa de chegada durante o primeiro semestre do ano, de acordo com um decreto presidencial publicado na edição noturna do Diário Oficial de 31 de dezembro.
Separadamente, o México disse que produtos como trigo e sulfato de amônio, um fertilizante, estarão isentos de tarifas durante 2025, de acordo com outro decreto presidencial no mesmo Diário Oficial.
O governo disse que sua medida sobre taxas de navios de cruzeiro visa impulsionar o turismo e fortalecer as economias locais, enquanto as isenções tarifárias visam conter a inflação, de acordo com os decretos. A inflação quinzenal do México na primeira metade de dezembro desacelerou para 4,44% em relação ao ano anterior, uma ligeira queda em relação aos 4,54% do final de novembro.
As isenções tarifárias incluem trigo, farinha de trigo, produtos siderúrgicos e laminados, tampas para jarras, redes de pesca, bóias e cordas.