NOVA YORK (Reuters) – Os contratos futuros de na ICE fecharam em alta nesta terça-feira, em um mercado apoiado pela desaceleração dos embarques dos principais produtores asiáticos, enquanto os preços do registraram ganhos modestos.
CAFÉ
* O fechou em alta de 35 dólares, ou 0,7%, a 5.019 dólares a tonelada métrica.
* “O tempo prolongado de transporte para destinos europeus continua a pressionar as cadeias de suprimento globais: o café passa mais tempo em trânsito, já que o tráfego no Canal de Suez continua extremamente restrito”, disse a Organização Internacional do Café em um relatório mensal.
“Consequentemente, os embarques de café entre os países produtores de café na Ásia e os mercados consumidores na Europa se tornaram mais lentos e mais caros”, acrescentou o relatório.
* O Vietnã exportou 1,34 milhão de toneladas métricas de café em 2024, uma queda de 17,2% em relação ao ano anterior.
* Os futuros do na ICE subiram 0,6%, a 3,205 dólares por libra-peso.
AÇÚCAR
* O açúcar bruto subiu 0,12 centavo, ou 0,6%, a 19,45 centavos de por libra-peso.
* Os traders disseram que o mercado se estabilizou depois de cair acentuadamente durante o quarto trimestre de 2024, embora o escopo para uma recuperação significativa dos preços parecesse limitado, já que as chuvas melhoraram as perspectivas para a safra de cana do Brasil.
* “Vimos um ajuste nas ideias sobre a futura safra brasileira recentemente por causa da chuva, mas os baixos estoques ainda deixam o mercado vulnerável a um pico de preços se o clima interromper a produção indiana, tailandesa ou particularmente brasileira daqui para frente”, disse McDougall Global View Sugar Report.
* O açúcar branco de março ficou praticamente estável em 507,60 dólares por tonelada.
(Reportagem de Nigel Hunt e Marcelo Teixeira)