As vagas de emprego em aberto nos Estados Unidos subiram de forma inesperada em novembro, mas uma redução nas contratações indicou uma desaceleração do mercado de trabalho.
As vagas de emprego em aberto, uma medida da demanda de mão de obra, aumentaram em 259.000, para 8,098 milhões no último dia de novembro, informou o Departamento do Trabalho norte-americano em seu relatório Jolts nesta terça-feira (7).
Os dados de outubro foram revisados para cima, mostrando 7,839 milhões de vagas, em vez dos 7,744 milhões informados anteriormente. Economistas consultados pela Reuters haviam previsto 7,7 milhões de vagas não preenchidas em novembro.
O mercado de trabalho está sendo sustentado por baixos níveis de demissões, mas os empregadores estão hesitantes em adicionar mais trabalhadores após uma onda de contratações em meio à recuperação econômica com o recuo da pandemia da Covid-19.
As contratações caíram em 125.000 para 5,269 milhões em novembro. As demissões pouco se alteraram em 1,765 milhão.
É provável que o crescimento do emprego tenha desacelerado em dezembro, uma vez que o impulso do fim dos distúrbios causados por furacões e greves diminuiu.