Auxílio-moradia do SER Família Mulher beneficia mais de 500 mulheres em Mato Grosso

Publicidade

Com recursos do Governo de Mato Grosso, a Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT realizou repasses de mais de R$ 2,2 milhões em auxílio-moradia para mulheres vítimas de violência doméstica em 2024. A iniciativa faz parte do programa SER Família Mulher, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes.

Investimentos e impacto do programa em Mato Grosso

Criado pela Lei Estadual n. 12.013/2023, o programa oferece auxílio financeiro de R$ 600 mensais para despesas essenciais como aluguel, água, luz e gás de cozinha. Desde sua implementação em 2023, já beneficiou 572 mulheres. A ação é gerenciada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), enquanto a Desenvolve MT é responsável pelos repasses diretos às contas das beneficiárias.

Além do auxílio-moradia, o programa promove capacitação profissional através do SER Família Capacita, com 75 cursos gratuitos, e incentiva o empreendedorismo feminino com a linha de crédito Desenvolve Mulher Empreendedora.

Apoio e combate à violência doméstica

A secretária da Setasc, coronel Grasi Paes Bugalho, destacou a importância do programa para a reconstrução da vida das mulheres atendidas. “Esse benefício possibilita segurança e autonomia às mulheres vítimas de violência”, afirmou.

O programa também conta com a expedição “SER Família Mulher – MT Por Elas”, que capacita equipes da rede socioassistencial e apresenta opções de crédito para mulheres empreendedoras.

O Fundo Garantidor do Estado – MT Garante complementa a iniciativa, oferecendo garantia de até 80% para financiamentos realizados pela Desenvolve MT.

MATO GROSSO – CenárioMT

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress