Buscando a classificação para a Copa do Mundo de 2026, na América do Norte, a Indonésia anunciou, nesta quarta-feira (8), a contratação do ex-atacante holandês Patrick Kluivert como novo técnico. Ele terá os compatriotas Alex Pastoor e Denny Landzaat como assistentes.
Ex-jogador de Milan, Ajax e Barcelona, Kluivert, que anotou 40 gols em 79 jogos pela Seleção Holandesa, acontece após a demissão do técnico sul-coreano Shin Tae-yong, na segunda-feira (6).
Kluivert, 48, que conquistou o título da Champions League de 1995 como um dos grandes jogadores do Ajax, assinou contrato até 2027, com opção de prorrogação, informou a federação de futebol do país em um comunicado.
A Indonésia está em terceiro lugar no Grupo C após seis de 10 partidas da terceira fase das Eliminatórias da Ásia para a Copa de 2026, um ponto atrás da Austrália na batalha pela segunda vaga direta ao Mundial e dentro da faixa de vaga para a repescagem.
Desde que encerrou a carreira de jogador em 2008, Kluivert ocupou vários cargos, incluindo o de técnico do Adana Demirspor, da Turquia, e da seleção de Curaçao. Ainda foi diretor de futebol do PSG, assistente da Holanda e de Camarões e técnico do juvenil do Ajax.
Kluivert será apresentado em Jacarta no domingo (12). A primeira partida oficial no comando da Indonésia será contra a Austrália, em 20 de março. A única aparição indonésia na Copa do Mundo ocorreu em 1938, como Índias Orientais Holandesas.