Maior aranha macho da espécie mais perigosa do mundo é encontrada na Austrália

Publicidade

Uma aranha da espécie Atrax robustus, mais conhecidas como aranhas teia-de-funil, foi entregue a um parque de répteis na Austrália. Gigante e mortal, a equipe disse que ela era a maior do gênero que já tinham visto.

Apropriadamente chamada de Hemsworth, a aranha mede 9,2 centímetros de um pé a outro, de acordo com o Australian Reptile Park. Ela supera o recorde estabelecido pelo maior animal anterior do parque, Hércules, que media 7,9 centímetros e foi doado em janeiro de 2024.

“Hemsworth, ele é diferente. Ele é a maior aranha”, disse a tratadora de aranhas do parque, Emma Teni, em um vídeo postado em sua página oficial do Facebook.

A aranha recebeu esse nome em homenagem aos irmãos Hemsworth – Chris, Liam e Luke – que estão entre alguns dos atores australianos mais notáveis ​​de Hollywood.

“Essa aranha era tão grande em comparação com suas semelhantes que me lembrou Chris Hemsworth e seus irmãos, e como eles são mais altos que uma pessoa comum”, disse Teni à afiliada da CNN, Sky News Australia.

A aranha Hemsworth foi entregue em um dos locais de entrega de animais do parque em Newcastle, uma cidade costeira cerca de 120 quilômetros ao norte de Sydney.

A equipe do parque primeiro pensou que era uma aranha fêmea devido ao seu tamanho. No entanto, após uma inspeção mais detalhada, eles logo perceberam que era um macho.

De acordo com o Museu Australiano, o comprimento médio do corpo de uma aranha-teia-de-funil é de 1 a 5 centímetros, sendo os machos geralmente menores que as fêmeas.

“Estamos acostumados a ter aranhas-funil bem grandes doadas ao parque, mas receber um macho desse tamanho é como ganhar na loteria”, disse Teni à Sky News Austrália.

As presas de Hemsworth agora serão “ordenhadas” para extrair veneno, que será transformado em antídoto salva-vidas. Apenas aranhas-teia-de-funil machos são ordenhadas, pois são cerca de seis vezes mais venenosas do que as fêmeas.

As teias-de-funil são consideradas as aranhas mais perigosas do mundo, e costumam viver em Sydney e seus arredores, são conhecidas por seu veneno mortal e de ação rápida. Antes do antídoto ser introduzido em 1981, 13 pessoas morreram como resultado de picadas de teias-de-funil. Desde a criação do antídoto, não houve fatalidades.

O parque pede aos moradores de Sydney e áreas próximas que, no início de cada temporada de reprodução, tomem cuidado e, com calma, coletem a aranha-teia-de-funil e todos os seus ovos, caso avistem uma, para que possam ser usados ​​para fazer antídoto.

Apesar do seu tamanho, a Hemsworth não é de forma alguma o maior tipo de aranha da Austrália.

Esse título vai para uma espécie de tarântula conhecida como caranguejeira apitando, devido ao barulho que ela emite quando provocada. O comprimento do corpo da espécie pode crescer até 6 centímetros e elas podem ter uma envergadura de 16 centímetros, de acordo com o Museu Australiano.

Mariposas decidem onde botar ovos com base no “choro de plantas”; veja

Este conteúdo foi originalmente publicado em Maior aranha macho da espécie mais perigosa do mundo é encontrada na Austrália no site CNN Brasil.

Tecnologia – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress