Pesquisa da zona do euro indica economia estagnada e pressões inflacionárias persistentes Por Investing.com

Publicidade

A pesquisa de Confiança Econômica (CE) sugere um PIB estagnado na zona do euro no quarto trimestre, juntamente com pressões inflacionárias contínuas, de acordo com os resultados da pesquisa da Capital Economics.

As descobertas da pesquisa estão alinhadas com indicadores anteriores, incluindo o Índice de Gerentes de Compras (PMI), que também sinalizou nenhuma mudança significativa no último trimestre do ano.

O Indicador de Sentimento Econômico (ISE) da pesquisa caiu de 95,6 revisados em novembro para 93,7 em dezembro, uma queda mais acentuada do que as previsões de consenso e nossas próprias, que previam 95,6 e 95,3 respectivamente. Este declínio está em linha com a estagnação do PIB no quarto trimestre.

A pesquisa também indica um afrouxamento do mercado de trabalho, com o índice de expectativas de emprego caindo de 98,9 para 97,3. Esta diminuição é consistente com o enfraquecimento adicional do crescimento do emprego de 0,2% trimestre a trimestre no terceiro trimestre para pouco acima de zero.

As pressões inflacionárias permanecem persistentes de acordo com os dados da pesquisa. As expectativas de preços de venda para empresas nos setores industrial e de construção aumentaram ligeiramente. O índice de expectativas de preços de venda de serviços também aumentou, atingindo um máximo de 10 meses e permanecendo acima das normas pré-Covid.

Apesar da fraqueza da atividade econômica, essas descobertas da pesquisa podem aumentar as preocupações entre os formuladores de políticas do BCE sobre a força das pressões de preços domésticos.

Essa notícia foi traduzida com a ajuda de inteligência artificial. Para mais informação, veja nossos Termos de Uso.

Notícias sobre Economia

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress