Estados do Sudeste, Nordeste e Norte do Brasil seguem com alerta para a possibilidade de temporais nesta quarta-feira (8/1). Enquanto isso, a sequência de dias de estiagem seguirá no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sem previsão de chuva para nenhuma área da região Sul do país.
Segundo dados da Climatempo, uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) levam nebulosidade e chuvas intensas em uma faixa diagonal ligando o Espírito Santo ao Amazonas e outra do Amapá até os litorais do Piauí, Maranhão e Ceará.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) segue com alerta laranja de perigo para chuvas intensas em diferentes áreas: extremo oeste do Amazonas e parte do norte acreano, leste do Pará e boa parte do interior do Piauí, do centro ao norte de Minas Gerais, norte fluminense, sul da Bahia e todo o Estado do Espírito Santo.
O Centro-Oeste segue com forte calor e tempo seco, assim como toda a região Sul do país, onde produtores já estão preocupados com perdas nas lavouras devido aos baixos volumes de precipitação.
O sol deve aparecer com força em partes de Mato Grosso do Sul e do interior de São Paulo, com temperaturas máximas que podem se aproximar dos 40ºC. Nessas localidades, as chuvas devem ser irregulares e sem intensidade, com precipitações típicas de verão nos períodos da tarde e da noite.
Inmet alerta para perigo de chuvas intensas em diferentes áreas do país — Foto: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)