Derek Lunsford, campeão do Mr. Olympia 2023 na categoria Open, anunciou que o novo treinador dele é o norte-americano Chris Aceto, que atualmente trabalha na equipe do brasileiro Ramon Dino.
Derek era treinado por Hany Rambod, que trabalhou com atletas como Chris Bumstead, Phil Heat, Hadi Choopan (atual campeão do Mr. Olympia na Open), Jay Cutler, entre outros.
No final do ano passado, Hany anunciou aposentadoria. A partir daí, começaram as especulações sobre quem seria o novo coach de Derek, que terminou o Olympia do ano passado em terceiro lugar.
“Nós começamos a trabalhar 15 semanas antes do Arnold Classic. Nós começamos a conversar algumas semanas depois do Mr. Olympia, mas não fechamos nada. Muitos de vocês já imaginavam, mas não tinha sido anunciado oficialmente. Estou grato por trabalhar com um dos melhores de novo”, afirmou Derek em vídeo no Youtube.
O torneio Arnold Classic Ohio será realizado entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março deste ano.
Trabalho de Aceto com Ramon Dino foi criticado
A apresentação de Ramon Dino nas prévias do Mr. Olympia 2024 foi bastante criticada por conta da transpiração do brasileiro no palco. O suor excessivo acabou “derretendo” a tinta utilizada no corpo, o que prejudicou a performance e a classificação do atleta.
Nas redes sociais, muitos usuários e influenciadores colocaram a responsabilidade em Chris Aceto, treinador de Ramon, e fizeram críticas ao coach. Alguns internautas disseram que Aceto errou na finalização do atleta.
Em entrevista exclusiva à CNN, Ramon chegou a dizer que provavelmente mudaria a equipe técnica, formada por Aceto e pelo preparador Faixa Preta. No entanto, o atleta não chegou a se confirmar oficialmente alguma mudança até então.
Quem é Chris Aceto?
Chris aceto é coach de fisiculturismo há 30 anos. O norte-americano é um dos grandes nomes do esporte mundial e participou dos trabalhos de grandes atletas, como o de Jay Cutler, tetracampeão do Mr. Olympia, e Shawn Rhoden, campeão do torneio em 2018.
Ele também tem atletas brasileiros, como Eduardo Correa, que chegou a ser 2º colocado na 212 do Olympia em 2014, melhor posição do país na categoria, além de trabalhar com Ramon Dino e com o Rafael Brandão, que ficou em 8º lugar na Open.
William Martins e Sergio Oliva Jr. são outros exemplos de atletas do Brasil no currículo de Chris. Como treinador, ele já “conquistou” também Arnold Classic, Europa Pro e a grande parte dos grandes campeonatos de fisiculturismo do mundo.
Aceto começou nos palcos como fisiculturista aos 15 anos de idade. Como coach, passou a ter contato quando se juntou Bob Gruskin, treinador respeitado e lendário no fisiculturismo.
A carreira como nutricionista cresceu quando recebeu um convite da Gold’s Gym, uma das academias mais famosas do mundo, para preparar alguns atletas. Em troca, ele ganhou um escritório no local.
Ele tem dois livros publicados. Um chamado “Campeonato de Fisiculturismo”, que ele descreve como “um guia abrangente e fácil de entender para o homem ou a mulher que quer construir um ótimo corpo ou para fisiculturistas”, com cronogramas de treinamento. O outro se chama “Tudo o que você precisa saber sobre perder gordura”.