A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) tem se destacado como protagonista na discussão sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável no estado. Em 2024, a Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais, presidida pelo deputado Carlos Avallone (PSDB), desempenhou um papel fundamental na aprovação de leis importantes e na coordenação de ações para proteger o meio ambiente.
Uma das principais iniciativas da comissão foi a criação de um comitê interinstitucional para prevenir, monitorar e combater incêndios florestais. Através de reuniões semanais e ações conjuntas com os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, o comitê conseguiu reduzir significativamente o número de focos de calor no estado em comparação com o ano anterior.
“Nossa Casa [ALMT] é uma caixa de ressonância e a sociedade está preocupada com as mudanças climáticas e com os impactos ambientais. Por isso, a Comissão do Meio Ambiente acaba sendo uma das mais demandadas”, afirma o deputado Carlos Avallone.
Outra importante conquista da comissão foi a aprovação da Lei do Pantanal, que estabelece regras para as atividades econômicas na região, visando conciliar a produção com a conservação ambiental. A lei, que passou por diversas discussões e ajustes, busca garantir a sustentabilidade do bioma e a melhoria da qualidade de vida da população local.
Com a aproximação da COP30, a ser realizada em Belém em 2025, o deputado Avallone acredita que Mato Grosso tem a oportunidade de mostrar ao mundo como conciliar desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.
“Mato Grosso é um dos principais produtores mundiais de alimentos e, ao mesmo tempo, temos 62% do nosso território preservado”, destaca o parlamentar.