O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) celebrou um convênio de R$ 21 milhões com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi/RS). O objetivo é fortalecer a defesa agropecuária no estado, garantindo condições ideais para a produção e comercialização de produtos agrícolas e pecuários.
Os recursos serão destinados a áreas estratégicas, como defesa agropecuária animal e vegetal, pesquisa e diagnóstico. Os investimentos incluem a aquisição de veículos, equipamentos de escritório, materiais laboratoriais e ferramentas de informática. Esses aportes devem reforçar os serviços prestados aos agricultores e criadores gaúchos, além de assegurar a sanidade dos cultivos e criações.
Planejamento e tratativas
De acordo com o superintendente do Mapa no Rio Grande do Sul, José Cleber Dias de Souza, as tratativas para o convênio tiveram início em maio, durante a instalação do gabinete itinerante liderado pelo ministro Carlos Fávaro. Na ocasião, equipes do Mapa, da Seapi/RS e da Secretaria de Defesa Agropecuária elaboraram um documento detalhado para viabilizar os investimentos.
Aporte ao estado
Os recursos foram garantidos pela Medida Provisória nº 1.260/2024, que também destinou verbas ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e à Embrapa. No total, mais de R$ 80 milhões foram direcionados ao Rio Grande do Sul, contemplando ações voltadas à recuperação e fortalecimento das atividades agropecuárias no estado que sofreu com grandes enchentes no ano passado.