A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Marluce Souza e Silva, participou, na tarde desta terça-feira (07), de reunião com o Prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini. O encontro, que contou com a presença de pró-reitores e outros membros da equipe da atual gestão da universidade, teve como principais pautas a discussão de recursos financeiros para a melhoria da infraestrutura dos câmpus da UFMT, com foco em projetos que envolvem emendas parlamentares.
Marluce Souza e Silva comentou sobre o programa de gestão, previamente apresentado e aprovado durante a consulta em 2024, e que de acordo com ela necessita de todas as forças políticas e principalmente da base parlamentar do Estado de Mato Grosso.
“Então trouxemos ao prefeito nesse momento as nossas demandas, principalmente em relação ao custeio do colégio de aplicação, em relação à construção e o custeio também do Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Silvestres (Cempas) que é um centro que vai receber animais feridos e que serão atendidos no hospital veterinário. Visamos também fortalecer as nossas relações de estágio, principalmente para os nossos estudantes da área de saúde”, destacou.
A reitora acrescentou que no encontro com o novo prefeito de Cuiabá o reitorado teve a oportunidade de explicar como são realizados os serviços dentro da Universidade e dar uma transparência maior na utilização e nos objetos das emendas (1:18) parlamentares que já foram destinadas à Universidade Federal de Mato Grosso.
“Então eu acredito que em fevereiro nós já tenhamos definido onde nós usaremos esses recursos, recebemos orientações importantes, principalmente sobre recursos que já foram depositados nos cofres municipais e que devem ser transferidos também para a Fundação de Apoio da UFMT, a Uniselva”, disse, destacando ainda que aquilo que foi estabelecido nesse momento é um avanço importante para a gestão da Universidade Federal.
Cuiabá, UFMT e Comunidade
Abilio Brunini destacou a necessidade da UFMT para todo o Estado. “Eu sempre quis ser um parceiro da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso, e o mais importante de tudo é que Cuiabá, a Prefeitura e a Universidade Federal estão de braços abertos uma para a outra, para que possamos estabelecer bons projetos.
O prefeito complementou. “Temos os cuidados com o bem-estar animal, via o trabalhado realizado pelo Cempas, temos buscado parcerias para as áreas de lazer e as áreas de esporte dentro da Universidade, voltado também à causa do autismo, também questões de saúde importantes para o município de Cuiabá”, disse.
Ainda sobre 2025, a reitora da UFMT comentou, “Agora, após definirmos os objetos prioritários de realização dentro da Universidade, é contratar empresas de elaboração de projetos para que a gente possa fazer as reformas necessárias e iniciar as obras que precisam ser iniciadas. A nossa prioridade é concluir um espaço de convivência na via central da Universidade, verificar quais emendas e os valores que foram destinados também para o campus de Várzea Grande e encaminhar também uma comissão que vai elaborar a migração, a transição do Hospital Universitário Júlio Muller da localidade atual para as novas localidades”, pontuou.
Da UFMT também participaram da reunião as pró-reitoras de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), Lisiane Pereira de Jesus, e de Assistência Estudantil, Liliane Capilé. O Secretário de Infraestrutura dos Campi, Paulino Simão de Barros, o Coordenador de Comunicação e Multimeios, Carlos Oliveira, a coordenadora do Cempas, Sandra Helena Ramiro Corrêa, e a vice Adriana Borsa. Docentes vinculados à Faculdade de Medicina Veterinária (Favet), a assessora especial da reitoria, a docente Carla Gabriela Wünsc, e o engenheiro Edmundo Castelo também estiveram presentes. O decano do Conselho Diretor da UFMT, docente Luiz Alberto Esteves Scaloppe, e o novo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, docente da UFMT, José Afonso Botura Portocarrero acompanharam a reunião.