O mercado da bola do futebol brasileiro segue aquecido neste início de 2025, e jogadores livres podem ser uma alternativa aos clubes que buscam por reforços.
Na lista de atletas sem contrato, há nomes que estavam no exterior, ídolos de grandes times do Brasil e estrelas que já brilharam pela Seleção Brasileira. Confira:
João Paulo
Ex-Botafogo, o meia de 33 anos estava nos Estados Unidos desde 2020 e se tornou um dos ídolos do Seattle Sounders. Ele também jogou por Santa Cruz e Internacional.
Marcelo
O experiente lateral teve o contrato rescindido com o Fluminense em novembro de 2024 e, desde então, segue sem clube. Marcelo se tornou ídolo do Real Madrid e defendeu a Seleção nas Copas de 2014 e 2018.
David Luiz
Outro nome que defendeu o Brasil em Copa do Mundo, o zagueiro de 37 anos foi dispensado do Flamengo recentemente e segue livre no mercado.
Willian
O meio campista ex-Corinthians rescindiu seu contrato com o Olympiacos, da Grécia, no final de dezembro. Ele também já defendeu outros times tradicionais da Europa, como Chelsea e Arsenal.
Jorge
O lateral de 28 anos despontou no futebol atuando pelo Flamengo, defendeu também Santos, Fluminense e Palmeiras, mas sofreu com as constantes lesões. Ele segue livre desde setembro desde que saiu do CRB.
Leandro Damião
O experiente atacante de 35 anos está sem clube desde a saída do Coritiba, em julho do ano passado. Rumores indicam que ele poderia voltar ao Internacional para encerrar a carreira.
Luiz Adriano
O atacante está sem clube desde a metade de 2024 após defender o Vitória por três meses. Aos 37 anos, Luiz Adriano já atuou por Internacional, Palmeiras, Milan, Shakhtar Donetsk, entre outras equipes.
Mariano
Após defender o Atlético-MG desde 2020, o lateral está “na pista”. Aos 38 anos, Mariano teve uma passagem de destaque no Fluminense e também já atuou na Europa, defendendo Bordeaux, Sevilla e Galatasaray.
Marçal
Outro lateral que está livre, Marçal não teve o contrato renovado com o Botafogo, e saiu em dezembro. O jogador possui passagem pleo futebol inglês, onde defendeu o Wolverhampton.
Giuliano
O meia de 34 anos estava no Santos em 2024, mas pediu para deixar o clube em novembro, ficando livre no mercado. Ele já defendeu outros gigantes, como Corinthians, Internacional e Grêmio.