Mapa garante pagamento de subsídios do Seguro Rural

Publicidade

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) voltou atrás e garantiu o pagamento da subvenção de todas as apólices de Seguro Rural contratadas em 2024, totalizando R$ 67 milhões. A informação foi confirmada pelo secretário de Política Agrícola do Mapa, Guilherme Campos Júnior, ao repórter do Canal Rural, Ricardo Araújo.

No começo do ano, as seguradoras foram surpreendidas por um corte orçamentário. A nova proposta foi apresentada pela pasta no dia 8, e aprovada pela Comissão de Seguro Rural da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) ontem (9).

Após pressão das seguradoras, o Mapa concordou em pagar o valor, mas adiando o pagamento para o primeiro trimestre de 2025 e utilizando recursos do orçamento do ano que vem para honrar os contratos. A medida visa manter a credibilidade do programa e evitar que 10 mil produtores arcassem com custos extras, especialmente para a cultura da soja.

Apesar da solução, há incertezas sobre o orçamento de 2025, cuja aprovação será em fevereiro. O corte gerou um efeito cascata, concentrando recursos no Rio Grande do Sul, devido a desastres naturais em 2024, e deixando outros estados com menos verbas.

A situação pode encarecer apólices e impactar a diversificação dos portfólios das seguradoras. A indústria de seguros agora aguarda a aprovação do orçamento para normalizar os pagamentos.

Ricardo Araújo entrevistou o secretário Guilherme Campos Júnior, que abordou o tema em detalhes durante a edição do Mercado & Companhia desta sexta-feira (10).

Canal Rural

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress