Rota Caminho dos Ipês é impulsionada com apoio do Sebrae

Publicidade

Marcada pela presença do ipê, árvore símbolo de Mato Grosso do Sul, a Rota Caminho dos Ipês abrange dez municípios no centro do estado: Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, Sidrolândia e Terenos. 

Com a proximidade da Capital como diferencial, a região atrai visitantes interessados em passeios de “bate e volta”, além de experiências que incluem turismo rural e contemplação da natureza.

Empresários locais dos atrativos turísticos presentes nesses municípios identificaram objetivos comuns e decidiram unir forças para superar desafios, como a baixa visibilidade do turismo na região. 

Essa união foi impulsionada pelo Sebrae/MS em 2022, quando os empreendedores estiveram em uma caravana organizada pela instituição para participar do seminário Inspira Ecoturismo, em Bonito (MS). 

A partir de então, eles criaram um grupo no aplicativo WhatsApp para a troca de informações e estreitamento do relacionamento, que continua ativo com encontros presenciais possibilitando que as ideias compartilhadas se tornem práticas assertivas.

  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp.

Para apoiar os empresários, o Sebrae, por meio do programa Transforma Turismo, promove treinamentos, mentorias e consultorias para melhorar a gestão dos negócios. 

“Quando valorizamos o turismo, desenvolvemos toda a cadeia ao redor, desde restaurantes, lanchonetes, padarias e até atrativos turísticos. Focamos em um grupo já fortalecido por um trabalho anterior do Sebrae, então apostamos que os resultados serão positivos”, afirma o analista-técnico do Sebrae/MS, Humberto Dionísio.

Foto: Arquivo Estância Alegria

Protagonistas da Rota

Além das capacitações, em 2024, os empreendedores promoveram a primeira edição do Festival de Inverno de Turismo Rural. Com o objetivo de aumentar o fluxo de visitantes diante da baixa temporada devido às temperaturas mais amenas no período, com um impacto positivo para os estabelecimentos participantes. A iniciativa terá uma nova edição neste ano.

A empresária Élda Ávila, da propriedade de turismo rural Estância Alegria, localizada em Campo Grande, integrou a programação do Festival, além de ter participado de todas as capacitações oferecidas pelo Sebrae/MS.

 “A assessoria prestada pelo Sebrae em todas as etapas da construção do nosso negócio, assim como esclarecimentos e apoio realizado através das consultorias são essenciais para que nos sintamos seguros e fortalecidos para empreender na Rota”, opina.

Foto: Arquivo Fazenda São Clemente

Com o oferecimento de trilhas e passeios nas cachoeiras, a fazenda São Clemente, em Sidrolândia, também compôs o Festival de Inverno e a empreendedora Queila Arruda quer repetir a dose este ano.

 “O Sebrae foi a melhor coisa que surgiu para o nosso empreendimento dando vários suportes, cursos e aperfeiçoamentos. Na Rota Caminhos dos Ipês, somos um grupo de oito empreendedores que uma vez por mês, em cada empreendimento, nos encontramos para trocar ideias”, afirma a empresária.

O apoio do Sebrae/MS junto aos empreendedores prossegue neste ano com oficinas, consultorias gerais e personalizadas; além da realização de rodadas de negócios e missões empresariais. 

Mais informações sobre as ações do Sebrae estão disponíveis na Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800 ou no site: ms.sebrae.com.br.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Canal Rural

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress