O atacante Walter, hoje com 35 anos, tenta retomar a sua carreira no futebol no Guarany Alagoano. O jogador, que acumula passagens por grandes clubes brasileiros, como Athletico, Internacional, Cruzeiro e Fluminense, revelou ao ge.globo que chegou a perder 22 quilos.
“Tô num momento para emagrecer, já perdi 22 quilos e quero perder mais 10 para chegar ao meu peso (ideal) e ir para um time que estou conversando”, disse o jogador, que está no clube alagoano para manter a forma e ainda não foi contratado de fato.
O Guarany, clube da segunda divisão alagoana, está se preparando para a disputa da Copa Alagoas, que dá vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro. A equipe encara o Murici, no próximo dia 23, em sua estreia.
O último jogo profissional de Walter aconteceu em setembro do ano passado, quando defendeu o Rolim de Moura, na disputa da segunda divisão de Rondônia. Esta, aliás, foi a única partida do jogador em 2024.
Nas últimas temporadas, o atleta tem batalhado contra a balança e rodado por diversos clubes de menor expressão. Em 2023, ele defendeu o São Borja, Pelotas e Afogados da Ingazeira.
Walter e a briga contra a balança
Revelado pelo Internacional, Walter surgiu com uma grande revelação do futebol gaúcho. Em 2010, ele logo foi vendido ao Porto, de Portugal. Após duas temporadas no futebol europeu, o atacante voltou ao Brasil. Ele passou por Cruzeiro, brilhou com a camisa do Goiás, passou pelo Fluminense e chegou ao Athletico em 2015.
Pelo Furacão, foram duas temporadas, com 73 jogos, 16 gols marcados e seis assistências. Após vestir a camisa rubro-negra, ele passou por Goiás, Atlético-GO, Paysandu e CSA. As dificuldades com o peso passaram a afetar a carreira do atacante, que ficou suspenso por uma temporada por ter caído no doping por conta do uso de medicações para emagrecer.
Em uma espécie de reabilitação, Walter foi abraçado pelo Athletico novamente em 2020. O clube ajudou o atleta a se recuperar fisicamente. Ele disputou 21 jogos e marcou um gol na sua volta.
Mas, as dificuldades seguiram. Desde 2021, o atacante tem rodado por diversas equipes brasileiras e sem sucesso.