O Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CIAPS) Adauto Botelho, gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou mais de 23 mil atendimentos em 2024. A unidade integra cinco setores de atendimento em saúde mental e destaca-se pela ampliação dos serviços.
As internações subiram para 719, superando as 674 registradas em 2023. Atualmente, 216 pacientes estão em tratamento no CAPSI, 369 no CAPS AD e 18 no Lar Doce Lar. Além disso, 77 pacientes permanecem internados.
O Governo do Estado tem reforçado os investimentos para oferecer um atendimento digno e acessível em saúde mental. Durante o Janeiro Branco, ações são intensificadas para promover a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental.
O Hospital Adauto Botelho está passando por uma ampla reforma com investimentos de R$ 39,4 milhões, ampliando sua estrutura em 3,5 mil m². A modernização incluirá novos consultórios, salas de terapia ocupacional, barbearia, sala de TV, cozinha terapêutica e quadra esportiva.
Atendimento Humanizado e Multidisciplinar
Os pacientes recebem suporte de uma equipe multidisciplinar composta por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas. Cada tratamento é personalizado conforme o Projeto Terapêutico Individual.
O diretor geral do CIAPS destacou o aumento da demanda por atendimento, principalmente entre jovens, reforçando a necessidade de buscar auxílio adequado para a saúde mental.
“É um problema sério que precisa ser enfrentado por todos nós. Ao investir na prevenção e na promoção de hábitos de vida saudáveis, podemos construir um futuro mais saudável para a população”, afirmou o diretor.