A Força Tática da Polícia Militar impediu um roubo em andamento de defensivos agrícolas em uma fazenda, em Rondonópolis-MT, na madrugada deste domingo (12). Um ex-funcionário da propriedade foi preso e deverá responder por tentativa de roubo e por promover ou constituir organização criminosa.
O indivíduo confessou que fornecia informações sobre a rotina da fazenda para um grupo criminoso, facilitando a execução do roubo, e afirmou que receberia R$ 70 mil como pagamento pelos detalhes compartilhados.
A ação policial foi desencadeada após uma denúncia anônima recebida pela Agência Local de Inteligência da 14ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Força Tática. A denúncia indicava que o roubo ocorreria entre os dias 11 e 12 de janeiro.
Utilizando o banco de dados da patrulha rural georreferenciada, a polícia conseguiu identificar a propriedade alvo. O ex-funcionário demitido em dezembro de 2024 estava liderando o planejamento do roubo, fornecendo detalhes estratégicos sobre como os criminosos poderiam render os moradores e acessar o armazém de defensivos agrícolas.
Para evitar o crime, a Força Tática realizou patrulhamento preventivo nas estradas próximas à propriedade. Por volta da meia-noite, os policiais perceberam uma queda de energia na sede da fazenda. Durante a varredura, o gerador de emergência foi ativado, permitindo que os policiais avistassem três indivíduos fugindo pela lavoura de soja.
Apesar das buscas, os suspeitos não foram localizados. Na sede, foi constatado que o quadro de força havia sido desligado, confirmando a tentativa de roubo.
Durante as investigações, o ex-funcionário foi identificado como o informante do grupo criminoso. Ele confessou ter visitado a propriedade no dia 11 de janeiro, orientando os comparsas sobre os pontos de entrada e detalhes da rotina da fazenda.
O homem foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia, onde responderá pelos crimes cometidos.