O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, divulgado nesta segunda-feira (13) pelo Ministério da Educação (MEC), trouxe uma notícia que chama a atenção: nenhum candidato de Mato Grosso conseguiu a nota máxima na redação.
Em todo o Brasil, apenas 12 participantes conseguiram a pontuação máxima, sendo apenas um da rede pública. No Centro-Oeste, apenas o Distrito Federal e Goiás tiveram um estudante com nota mil.
Em Mato Grosso, apesar de não ter nenhuma redação nota mil, 29 candidatos obtiveram pontuação entre 980 e 1.000 pontos. Desse total, apenas quatro são de escolas públicas.
A proficiência média da redação em Mato Grosso ficou em 660 pontos, 15 pontos acima da edição anterior. Já a proficiência média do exame, que considera todas as áreas do conhecimento, foi de 546 pontos, três pontos a mais que em 2023.
O que os dados revelam sobre Mato Grosso?
Os resultados do Enem 2024 em Mato Grosso mostram que, embora haja uma evolução na média geral, ainda há um desafio a ser superado no que diz respeito à produção textual dos estudantes. A ausência de redações nota mil e o baixo número de notas acima de 980 indicam a necessidade de intensificar as ações de apoio à produção textual nas escolas.
Diversos fatores podem influenciar o desempenho dos estudantes na redação do Enem, como a qualidade do ensino de língua portuguesa, a falta de acesso a materiais de estudo e a desigualdade social.
É fundamental que as autoridades educacionais, escolas e professores trabalhem em conjunto para identificar as causas do baixo desempenho e implementar medidas para melhorar a qualidade do ensino de língua portuguesa e a produção textual dos estudantes.