A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou nesta terça-feira (14) que o governo federal deve realizar uma nova edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também conhecido como “Enem dos Concursos”.
“Temos muito interesse sim em fazer um novo concurso, na minha visão acontecerá. A perspectiva é boa. O CPNU 1 cumpriu aquilo que mais queríamos, que era a democratização do acesso à possibilidade de participar do governo federal”, disse a ministra em coletiva.
Segundo Dweck, a data ainda precisa ser definida, e deve ser divulgada apenas após a conclusão da primeira edição.
Outro fator que pode definir a realização ou não de uma segunda edição é o Orçamento de 2025, que está emperrado no Congresso Nacional. Como noticiado pela CNN, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) não foi votado em 2024. A expectativa é de que a apreciação ocorra após a volta do recesso parlamentar, no dia 2 de fevereiro.
“Esse valor (de verba liberada para novas contratações) vamos fechar com o relator do Orçamento, e a partir do valor final vamos conseguir fazer esse balanço de autorização de novos concursos”, disse a ministra.
Geração Z: 51% dos jovens pretendem comprar carro nos próximos 3 anos