Estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Câmpus de Cuiabá, produziram três peças publicitárias sobre o descarte correto de lixo e a importância de cuidar dos espaços internos da Universidade. O material, que faz parte de uma atividade prática das disciplinas de Redação para Mídias Dinâmicas e Direção de Arte para Mídias Dinâmicas, está disponível no YouTube.
A campanha, composta por três vídeos de até um minuto, busca conscientizar diferentes públicos que frequentam a UFMT, incluindo estudantes, servidores e visitantes externos. Segundo Guilherme Augusto Minzon Alves, estudante envolvido no projeto, o objetivo é promover a reflexão sobre o descarte adequado de resíduos e incentivar o cuidado com o espaço comum.
“Apesar de décadas de campanhas e esforços em educação ambiental, o problema do descarte incorreto de lixo persiste em escala global e local. Muitas pessoas ainda desconhecem o impacto desse comportamento e o consideram um detalhe pequeno. Queremos mostrar que cada gesto individual conta e que cuidar do ambiente é uma responsabilidade compartilhada”, destacou o estudante.
A escolha do tema reflete a necessidade de manter viva a discussão sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Segundo Guilherme, a campanha pretende criar uma cultura de respeito ao espaço comum e fomentar práticas sustentáveis que beneficiem as gerações atuais e futuras.
A produção das propagandas foi realizada em um esforço interdisciplinar, integrando teoria e prática. As disciplinas de Redação para Mídias Dinâmicas e Direção de Arte para Mídias Dinâmicas, ministradas pelos professores Aclyse de Mattos e Javier Eduardo López Diaz, foram essenciais para o planejamento da campanha, a elaboração de roteiros e a execução do projeto. Além disso, a parceria com a “We Agência” e a “Mago Records” permitiu o acesso a equipamentos e suporte técnico para a captação e edição dos vídeos.
“A atividade prática é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, a pesquisa sobre o problema nos envolve ainda mais com a causa, que muitas vezes parece distante dentro do ambiente acadêmico. A produção desses materiais também contribui para a formação de um portfólio de qualidade, aumentando nossas chances de inserção no mercado como profissionais qualificados”, afirmou Guilherme.
Disponível para acesso público, o material reforça o compromisso da UFMT com a formação de profissionais conscientes e com o impacto positivo na sociedade.
Também participaram da concepção e produção dos materiais as estudantes Alinny Vitória Carvalho Teixeira, Sofia Caires da Cruz, Isabeli Lima do Nascimento, Wanessa Fernanda da Silva Melo e Mariana Gonçalves Ferreira.