Banco da França sugere corte na taxa de conta poupança chave pela primeira vez em cinco anos para impulsionar lucros Por Investing.com

Publicidade

O Banco da França propôs uma redução em uma taxa de poupança regulamentada crucial pela primeira vez em meia década. Esta medida poderia potencialmente elevar os lucros dos bancos franceses.

A taxa de um tipo único de depósito, conhecido como Livret A, deve ser reduzida no próximo mês para 2,4% dos atuais 3%, de acordo com o governador do Banco da França, François Villeroy de Galhau. A decisão foi influenciada pela recente queda na inflação e foi comunicada à câmara alta do Parlamento na quarta-feira.

A decisão de implementar a recomendação do banco central francês agora cabe ao Ministro das Finanças, Eric Lombard. Lombard havia indicado anteriormente em uma entrevista de rádio local que o corte na taxa do Livret A deveria ser de aproximadamente 0,5 pontos percentuais.

As contas poupança Livret A são extremamente populares na França. A taxa dessas contas tem se mantido estável em 3% desde o início de 2022. Até o final de novembro, os consumidores franceses mantinham 427 bilhões € (440 bilhões $) nessas contas, de acordo com dados da La Caisse des Depots.

Uma redução na taxa ajudaria a diminuir os custos de financiamento para os bancos franceses. Esses bancos têm sido largamente incapazes de capitalizar o aumento na receita líquida de juros que beneficiou seus pares nos últimos anos.

Essa notícia foi traduzida com a ajuda de inteligência artificial. Para mais informação, veja nossos Termos de Uso.

Notícias sobre Economia

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress