O Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires realizou nesta terça-feira (14), a primeira reunião com os secretários de Saúde, Gestão 2025/2028, dos 16 municípios consorciados.
O objetivo do encontro, foi conhecer os novos gestores, apresentar o funcionamento do Consórcio de Saúde e os projetos que já estão em andamento.
A reunião foi conduzida pela secretária-executiva Solimara Moura, que ressaltou a importância do diálogo e da participação dos secretários nas decisões do consórcio.
Os secretários de Saúde formam o Colegiado, responsável por decisões técnicas. Dos 16 gestores, 10 estão ocupando o cargo pela primeira vez no município, apenas seis são remanescentes da gestão anterior.
“O consórcio só existe por conta dos municípios, não é um órgão a parte. Todos interagiram e estão com vontade de fazer um bom trabalho e continuar a evolução da saúde na região”, destacou a secretária-executiva.
Criado em 2015, o Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires é formado por 16 municípios da região Médio-norte de Mato Grosso. São mais de 600 mil habitantes, segundo o IBGE.
Estreando na vida pública, o novo secretário de Saúde de Sinop, Dr. Orodovaldo de Miranda, agradeceu a receptividade e ressaltou a importância da união entre os gestores.
“A gente vem somar forças ao Consórcio de Saúde. Sozinho eu sou único, em muitos, somos mais fortes. Os municípios trabalhando juntos, vamos buscar novos projetos e continuar avançando no desenvolvimento da saúde no interior”.
Na próxima semana, a equipe técnica do Consórcio de Saúde irá se reunir com os farmacêuticos e na sequência, com os coordenadores da Central de Regulação nos municípios.
Integram o Consórcio de Saúde, Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Itanhangá, Nova Maringá, Nova Ubiratã, União do Sul, Vera, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Santa Rita do Trivelato, Santa Carmem e Boa Esperança do Norte.