Uma megaoperação policial deflagrada na manhã desta quarta-feira (15), no Complexo do Alemão, na zona Norte do Rio de Janeiro, denominada ” Operação Torniquete”, busca atingir as estruturas financeiras e de lideranças do Comando Vermelho.
Uma das maiores dificuldades para o trabalho da polícia no Complexo do Alemão é o acesso da comunidade. Uma espécie de trincheira do crime foi criada em alguns pontos da região, inviabilizando muitas vezes o trabalho das forças de segurança.
Alguns registros feitos por agentes da polícia, mostram o trabalho de desmontagem das barricadas feito através de máquinas de solda, para desabilitar as estruturas chumbadas no asfalto das vias. Veja as imagens.
Em outra imagem é possível ver as ações dos bandidos, buscando dificultar o acesso e a saída dos policiais de dentro da comunidade. Uma artimanha arquitetada de forma engenhosa faz com com os caveirões derrapem na ladeira. A estratégia é derramar óleo na pista, inviabilizando o controle dos automóveis. Veja.
Sobre a operação
As autoridades policiais mobilizaram um grande efetivo para a incursão em busca de documentos, materiais ilícitos e indivíduos com envolvimento nas atividades criminosas. Até o momento, a operação resultou em diversas prisões e apreensões de drogas e armamentos, causando interrupções no fluxo local.
O objetivo da operação, com base em investigações prévias da inteligência da polícia, tem como objetivo central desestruturar o esquema de atuação do grupo em uma das maiores comunidades do Rio.
De acordo com o MP, os valores arrecadados pela facção são destinados à compra de drogas e armamento, expansão territorial, pagamento de propinas, assistência a faccionados presos e crimes como extorsões e roubos de cargas e veículos.