Centenas de torcedores do Athletico, entre eles, sócios, assinam uma manifestação cobrando o Conselho Deliberativo do Furacão sobre o momento atual do clube, que acabou sendo rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro no ano do seu centenário.
No documento, que até o momento do fechamento desta reportagem contava com mais de 600 assinaturas, os torcedores pedem mudanças no comando do Athletico, com o afastamento do presidente Mario Celso Petraglia, a criação de um novo plano de gestão e a “inclusão da torcida como protagonista”.
Veja também
+ Confira a tabela completa do Campeonato Paranaense
+ Guia do Ruralzão: tudo sobre os times
+ Apostas no Campeonato Paranaense: Palpites e dicas em 2025
O objetivo é que a proposta seja debatida, em caráter de urgência, na próxima reunião do Conselho Deliberativo, programada para a próxima terça-feira. “Reafirmamos que este documento não busca criar rupturas, mas sim iniciar um processo de transição responsável e alinhado com os interesses coletivos do Club Athlético Paranaense”, destaca a manifestação.
Os torcedores ressaltam o trabalho feito pela atual diretoria desde a “revolução”no Athletico, ocorrida em 1995, mas lamenta a “falta de envolvimento” na última temporada, que culminou com a queda à Série B.
“A comunidade athleticana tem sido seguidamente ignorada. Nosso Centenário ficou marcado por uma falta de envolvimento efetivo da Diretoria. A celebração mais significativa foi organizada pela própria torcida”, destaca parte da nota.
As propostas dos torcedores do Athletico
O protocolo de manifestação dos torcedores do Athletico contém quatro pontos de destaque: Mudanças na liderança, Plano de recuperação para 2025/2026, Fortalecimento da governança interna e Inclusão da torcida como protagonista. Confira abaixo os pedidos dos manifestantes:
Mudanças na liderança
a. Afastamento imediato do Presidente Administrativo, Sr. Mário Celso Petraglia, para que possa priorizar sua saúde; está sem condições
b. Nomeação do Dr. José Lúcio Glomb para a Presidência, em razão da ausência do atual 1º Vice-Presidente, Dr. Luiz Kuster, atuante no R J.
c. Manutenção do Dr. Henrique Gaede e composição de uma Diretoria renovada.
Plano de recuperação para 2025-2026
a. Formatação de um plano estratégico e pragmático de governança e gestão para reverter as perdas de 2024 e consolidando o clube em 2026, com:
i. Reaproximação efetiva com a torcida, promovendo inclusão social e maior participação nos processos decisórios.
ii. Adoção de políticas transparentes e prestação de contas regular à comunidade athleticana.
iii. Reestruturação financeira e esportiva, focada em retomar a competitividade dentro de campo.
iv. Recuperação e fortalecimento do futebol feminino e das categorias de base do Athletico transformando o futebol em um eixo central do clube.
b. Para este plano, indicamos a participação de dirigentes e ex-dirigentes que estiveram à frente do Clube, cujas experiências serão importantes para a condução do processo.
Fortalecimento da governança interna
a. Preenchimento imediato das vagas do Conselho Deliberativo até o limite estatutário, garantindo diversidade e renovação.
b. Revisão do Estatuto Social para incluir mecanismos de fiscalização, auditoria e maior equilíbrio entre os poderes internos do Clube.
Inclusão da torcida como protagonista
a. Criação de um Conselho Consultivo da Torcida, para fortalecer o vínculo com os athleticanos.
b. Implementação de políticas que garantam acesso democrático aos eventos e jogos do Clube, promovendo a inclusão de torcedores de todas as classes sociais.