O Banco Mundial afirmou na quinta-feira que uma tarifa geral de 10% imposta pelos EUA poderia reduzir a taxa de crescimento econômico global, que já está fraca em 2,7% em 2025, em 0,3 ponto percentual.
Isso ocorreria sob a condição de que os parceiros comerciais da América respondam com suas próprias tarifas.
O Banco Mundial mencionou que essas tarifas, propostas pelo presidente eleito dos EUA, Donald Trump, poderiam potencialmente reduzir o crescimento econômico dos EUA, previsto em 2,3% em 2025, em 0,9%.
Isso pressupõe que tarifas retaliatórias sejam implementadas. No entanto, o banco também afirmou que o crescimento dos EUA poderia aumentar em 0,4 ponto percentual em 2026 se os cortes de impostos dos EUA fossem mantidos, com repercussões globais mínimas.
Em seu mais recente relatório Global Economic Prospect, o Banco Mundial projetou uma taxa de crescimento econômico global estável de 2,7% em 2025 e 2026, a mesma de 2024. O banco também alertou que as economias em desenvolvimento agora enfrentam sua perspectiva de crescimento de longo prazo mais fraca desde 2000.
De acordo com o banco, espera-se que o crescimento nos países em desenvolvimento atinja 4% em 2025 e 2026. Isso é significativamente menor que as estimativas pré-pandemia devido a altas cargas de dívida, investimentos fracos, crescimento lento da produtividade e os custos crescentes das mudanças climáticas.
Essa notícia foi traduzida com a ajuda de inteligência artificial. Para mais informação, veja nossos Termos de Uso.