Um dos 16 detentos que fugiram do Complexo Penal de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, em 12 de dezembro de 2024, foi localizado na manhã desta quinta-feira (16). Segundo a Polícia Civil da Bahia, Anailton Souza Santos, conhecido como Nino, morreu após um confronto com policiais durante uma operação para recapturá-lo. Ele seria o primeiro dos 16 foragidos a ser encontrado pela polícia.
De acordo com a Polícia Civil, o criminoso foi localizado em um imóvel no bairro Alecrim, em Eunápolis. Em nota, a polícia informou que quando os policiais se aproximaram para realizar a prisão, Anailton teria reagido, efetuando disparos contra as equipes. Durante a troca de tiros, ele foi baleado e levado para o Hospital Regional de Eunápolis, mas não resistiu aos ferimentos.
Conforme informações da Polícia Civil, na ação, foram apreendidos com o foragido uma arma de fogo, colete balístico, drogas, anotações e aparelhos celulares.
A fuga de Anailton Souza Santos e outros 15 detentos ocorreu em 12 de dezembro, quando um grupo fortemente armado, com pistolas e fuzis, invadiu o Conjunto Penal de Eunápolis, durante a noite. O ataque resultou em uma troca de tiros com agentes de segurança e na abertura de duas celas, permitindo a fuga dos internos.
À época, a empresa Reviver, responsável pela cogestão da unidade e pela segurança do acesso ao local, informou que acionou a polícia, mas não houve tempo hábil para impedir a fuga.
Prisões e mortes
Em 13 de dezembro, três suspeitos de participação na fuga do Conjunto Penal de Eunápolis morreram em confronto com a polícia. Entre as vítimas estavam Fernando Correia Santos, de 35 anos, e David Silva Souza, de 32, que não resistiram aos ferimentos após troca de tiros com policiais durante diligências na região. Um terceiro suspeito também morreu após resistir à abordagem, mas seu nome não foi divulgado.
A operação resultou ainda na apreensão de armamentos e munições, conforme informou a Polícia Civil em nota.
No mesmo dia, a polícia prendeu um dos envolvidos na fuga, que confessou ter participado diretamente do ataque e revelou que receberia R$ 5 mil pela ação criminosa. Outras duas pessoas também foram presas, mas os detalhes sobre essas prisões não foram divulgados.
O inquérito segue em andamento, com as autoridades mobilizadas para localizar os demais envolvidos e recapturar os outros fugitivos.
Veja a lista de fugitivos
- Sirlon Risério Dias Silva;
- Mateus de Amaral Oliveira;
- Geifson de Jesus Souza;
- Ednaldo Pereira Souza;
- Anderson de Oliveira Lima;
- Altieri Amaral de Araújo;
- Anailton Souza Santos;
- Fernandes Pereira Queiroz;
- Giliard da Silva Moura;
- Rubens Lourenço dos Santos;
- Valtinei dos Santos Lima;
- Romildo Pereira dos Santos;
- Thiago Almeida Ribeiro;
- Idário Silva Dias;
- Isaac Silva Ferreira;
- William Ferreira Miranda.