O número de feminicídios em Mato Grosso aumentou em 2023, segundo dados da Polícia Civil e Militar. Ao todo, 47 mulheres foram vítimas de crimes motivados por gênero no ano passado. Cuiabá, Sinop e Várzea Grande lideram o ranking de municípios com maior número de casos, com quatro ocorrências cada.
Os dados revelam que a violência contra a mulher continua sendo um grave problema em Mato Grosso. Os crimes aconteceram em 29 dos 142 municípios do estado.
Além das três cidades que lideram o ranking, Água Boa registrou três casos, enquanto Juara, Lucas do Rio Verde, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Rondonópolis e São José dos Quatro Marcos tiveram dois feminicídios cada.
Medidas de combate à violência
Para combater a violência contra a mulher, o governo de Mato Grosso instituiu, em 2023, o programa SER Família Mulher. A iniciativa oferece auxílio-moradia para mulheres em situação de vulnerabilidade, atendidas por medidas protetivas da Lei Maria da Penha.
Segundo o último balanço da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), 445 mulheres estão amparadas pelo programa, e até dezembro do ano passado foram pagos aproximadamente R$ 2,5 milhões.