A SpaceX deve lançar o sétimo voo de teste do Starship, o sistema de foguete mais poderoso já construído pela humanidade, na tarde desta quinta-feira (16).
O lançamento ocorre após a data ser remarcada mais de uma vez nesta semana por conta das condições meteorológicas.
O voo iminente testará uma atualização do Starship que visa melhorar as capacidades do veículo – e sua capacidade de sobreviver à viagem de volta do espaço – além de realizar uma manobra experimental projetada para testar como satélites podem ser implantados a partir desta “nova geração” da nave espacial.
Após consumir a maior parte de seu combustível, o propulsor Super Heavy, a parte inferior do veículo conhecida como primeiro estágio que fornece o impulso inicial após a decolagem, se separará da nave Starship, que acenderá seus próprios motores e começará a subir pelo espaço.
O gigantesco propulsor se direcionará de volta ao local de lançamento e tentará um pouso suave, aterrissando precisamente entre duas enormes pinças metálicas suspensas no ar, ou “hashis”, acopladas à torre de lançamento da SpaceX, apelidada de “Mechazilla” pelo CEO Elon Musk.
A SpaceX realizou a manobra pela primeira vez em outubro de 2024. Durante o próximo voo de teste em novembro, no entanto, a empresa abortou uma tentativa de pouso do Super Heavy em terra firme após sensores na zona de pouso terem sido danificados durante o lançamento inicial.
Como assistir ao 7º voo teste do Starship?
A decolagem está prevista para ocorrer após as 19h desta quinta-feira (16), no horário de Brasília (16h no horário local), a partir da plataforma de lançamento da SpaceX em suas instalações Starbase, próximo a Brownsville, Texas, nos EUA. A janela de lançamento permanecerá aberta por uma hora.
A empresa fará a transmissão ao vivo do evento em seu site e em seu perfil no X, a rede social anteriormente conhecida como Twitter que Musk comprou em 2022. O vídeo deve ter início 35 minutos antes do início da janela de lançamento, ou seja, por volta de 18h25, horário de Brasília.
Planos do maior foguete já feito pelo homem
O veículo de quase 121 metros de altura foi projetado para ir ainda mais longe na tentativa de levar astronautas de volta à Lua e, um dia, realizar o sonho do CEO Elon Musk de enviar os primeiros humanos à Marte.
A Nasa concordou em pagar à SpaceX cerca de US$ 3 bilhões (cerca de R$ 18 milhões, na cotação atual) para desenvolver o Starship, que está programado para servir como um módulo lunar transportando humanos à superfície da Lua já em 2027.
*Com informações de Flávio Ismerim, da CNN
Este conteúdo foi originalmente publicado em SpaceX: Starship decola para o 7º voo teste nesta quinta (16); assista no site CNN Brasil.