O cenário climático para as lavouras de soja no Brasil é de esperança para algumas regiões, mas ainda apresenta dificuldades em outras. Mato Grosso do Sul, por exemplo, já recebeu algumas chuvas, mas o solo ainda precisa de mais umidade. De acordo com a previsão do tempo, no interior de São Paulo, há mudanças no cenário, com chuvas que trazem alívio para os paulistas, mas que ainda precisam ser mais intensas.
O Rio Grande do Sul e o Paraná seguem com uma situação delicada e também necessitam de mais precipitações nos próximos dias. O fim de semana promete mudanças, com chuvas previstas para o Mato Grosso do Sul, especialmente em sua porção sul, com volumes de até 50 mm em cinco dias, o que ajuda os produtores da região.
Na região Sudeste, a chuva segue intensa em São Paulo, enquanto Minas Gerais recebe uma trégua, o que favorece os trabalhos agrícolas no estado. Já no Sul, a formação de um ciclone extratropical entre domingo e segunda-feira traz chuvas significativas para Santa Catarina e o Paraná, ajudando a aliviar o déficit hídrico nas lavouras de soja.
No Matopiba, a previsão de chuvas se concentra no Maranhão e no Piauí, com algumas dificuldades para os produtores no campo, mas a Bahia deve ter um impacto menor, com volumes de 50 mm em cinco dias. No Norte, Rondônia e Santarém podem enfrentar chuvas fortes, com volumes superiores a 50 mm, e até 150 mm em algumas áreas, o que pode prejudicar os trabalhos no campo.