O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) formalizou sua adesão ao Programa Regional de Assistência a Desastres da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). A parceria foi oficializada em reunião realizada em Cuiabá, com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Flávio Glêdson Vieira Bezerra, e o consultor especialista em Gestão de Riscos de Desastres, coronel Paulo José Barbosa de Souza.
A iniciativa visa capacitar militares do CBMMT e agências de resposta indicadas para atuar de forma eficaz em desastres naturais e crises humanitárias. A parceria começará com programas de treinamento técnico, como planejamento de emergências e gestão de riscos.
O coronel Paulo José Barbosa destacou que, a longo prazo, serão realizadas simulações práticas e oficinas para otimizar a coordenação e resposta a desastres. A capacitação também visa fortalecer as ações de prevenção e resposta a desastres no estado.
Em entrevista, o comandante-geral enfatizou que a adesão ao programa representa uma grande oportunidade para melhorar as práticas do CBMMT. “O Programa RDAP BHA/USAID trará conhecimentos importantes e recursos para fortalecer nossa atuação em situações de emergência”, afirmou.
Fonte: Secom MT