CropLife Brasil lança campanha para promover o uso sustentável de tecnologias no campo

Publicidade

A CropLife Brasil (CLB) lançou nesta quarta-feira (15) a campanha Boas Práticas Agrícolas (BPAs) para conscientizar produtores, trabalhadores rurais, consumidores e outros atores da cadeia produtiva sobre a importância do uso responsável das tecnologias no campo.

O objetivo é estabelecer uma iniciativa permanente para fortalecer a relação entre a produção sustentável de alimentos e os desafios globais de sustentabilidade que impactam o agronegócio, além de capacitar o setor com ferramentas e informações sobre as BPAs, essenciais para geração de impactos positivos na agricultura e no planeta.

De acordo com a empresa, as ações compartilhadas na campanha visam reforçar a adoção de boas práticas como indispensáveis para assegurar sistemas produtivos resilientes, garantir produtividade, conservar ecossistemas e fortalecer a capacidade de adaptação às mudanças climáticas.

A campanha destaca, ainda, que a transformação sustentável na agropecuária exige a colaboração entre governos, instituições de pesquisa, empresas e produtores rurais.

Para o presidente da CLB, Eduardo Leão, a união de esforços é o caminho para garantir a produção de alimentos seguros e de alta qualidade com redução dos impactos ambientais, sociais e econômicos.

“A CropLife Brasil acredita que somente com cooperação e diálogo entre os diversos atores envolvidos é possível conciliar produtividade e sustentabilidade. Precisamos promover avanços que beneficiem toda a sociedade e preservem os recursos naturais para as futuras gerações.”

Desafios e soluções

As BPAs envolvem um conjunto de princípios, normas e recomendações técnicas que vão muito além do campo, conforme a CropLife Brasil.

Para promover maior engajamento, a campanha disponibilizará informações sobre o que já vem sendo desenvolvido nas lavouras e abordará os principais desafios e as soluções capazes de consolidar uma produção que alie sustentabilidade e eficiência.

“A ideia é reforçar iniciativas que criem um ambiente propício para o desenvolvimento de ações que atendam às demandas globais por alimentos, ao mesmo tempo em que preservam os recursos naturais e reduzem os impactos ambientais do setor”, diz a empresa, em nota.

Assim, a cada dois meses, a CLB disponibilizará, no portal oficial da campanha, informações detalhadas sobre os principais temas:

  • Sustentabilidade do Bt: as biotecnologias Bt são ferramentas valiosas no controle de pragas e entregam benefícios socioambientais significativos. A adoção de refúgio estruturado é uma BPA essencial para a sustentabilidade da tecnologia Bt e, consequentemente, da lavoura. O plantio é a principal ferramenta dos programas de Manejo da Resistência a Insetos (MRI) e tem sido eficaz em retardar o aparecimento de resistência em pragas;

    • Habilitação de agricultores e aplicadores de defensivos: para promover o desenvolvimento agrícola sustentável, é essencial habilitar o trabalhador rural com a disseminação de BPAs sobre a aplicação correta dos defensivos, utilizando-se de programas que beneficiam aplicadores e agricultores em todo o território nacional;

    • Combate à ilegalidade de defensivos e sementes: o uso de produtos ilegais, como sementes ou defensivos químicos e biológicos, prejudica a natureza, a produtividade agrícola, a economia do país e a sociedade como um todo. Além do uso de insumos legalizados, o combate ao uso ilegal via canais de denúncia é uma BPA que protege o crescimento da agropecuária, meio ambiente e o bem-estar das pessoas;

    • Coexistência da agricultura e polinizadores: a convivência harmônica e sustentável da agricultura com as abelhas e outros polinizadores é essencial para a produção de alimentos já que cerca de 75% dos cultivos agrícolas dependem ou são beneficiados pela polinização realizada pelas abelhas e outros animais. As BPAs promovem a conservação dos polinizadores e compõem projetos de preservação da biodiversidade;

    • Descarte e logística reversa de embalagens de defensivos agrícolas: o tratamento adequado às embalagens de defensivos agrícolas e o retorno ao ciclo produtivo como matéria-prima de outros produtos, posiciona o Brasil como referência na destinação ambientalmente correta de embalagens vazias de defensivos;

    • Manejo da cigarrinha do milho: dado o potencial de impacto das infestações da cigarrinha nos cultivos de milho, é de grande importância conscientizar o mercado e os produtores rurais sobre as BPAs para o manejo eficaz dos enfezamentos do milho.

Como se engajar na ação da CropLife Brasil

Todo o conteúdo da campanha Boas Práticas Agrícolas estará reunido em uma página específica no portal da companhia.

A proposta é que produtores e trabalhadores rurais, indústria e consumidores possam conhecer um pouco mais sobre a importância da adoção das BPAs, além de engajar e conscientizar os diversos stakeholders sobre o papel transformador das boas práticas agrícolas para um futuro mais sustentável para a agricultura brasileira.

A ideia da CropLife Brasil é que o portal também seja uma fonte de informação para formuladores de políticas públicas, jornalistas, estudantes e todas as pessoas que busquem informações sobre o tema.

Canal Rural

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress