“Nunca me imaginei na área da estética, mas tudo começou quando me tornei mãe e queria passar mais tempo com meu filho”, disse Juliana Aparecida, empresária da cidade de Cláudia, ao comentar que a profissão mudou o rumo de sua vida. Ela é proprietária da JM Juliana Maria Estética, que atende há quatro anos e sempre foi parceira das ações do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT).
Segundo uma pesquisa divulgada em 2024 pelo Sebrae/MT, a estética é uma das áreas que mais cresce no estado, especialmente entre os pequenos negócios. O levantamento aponta que o setor da beleza abrange pouco mais de um milhão de pequenos negócios no país. Em Mato Grosso, são cerca de 21 mil empreendimentos no segmento. Mais de 82% são microempreendedores individuais (MEIs) e 18% são microempresas (MEs). Além disso, sete a cada dez pessoas que atuam na área são mulheres.
Juliana Aparecida afirma que o apoio do Sebrae/MT é fundamental para o desenvolvimento de qualquer pequeno negócio. Segundo ela, todos que têm a oportunidade devem conhecer as iniciativas da instituição. “Nesse longo caminho que é empreender, com o Sebrae/MT conseguimos superar os obstáculos com mais tranquilidade. Não vivo mais sem o suporte da instituição nas minhas atividades”, contou.
A coordenadora do Sebrae/MT em Sinop, Leandra Franco, ressalta que a instituição tem realizado ações em todo o estado para capacitar os empreendedores e contribuir para que eles se destaquem em um mercado cada vez mais competitivo.
“A área da estética tem um papel fundamental no desenvolvimento da economia, especialmente em Mato Grosso, onde vemos o impacto direto desses pequenos negócios na geração de renda e emprego. Esse setor é dinâmico, resiliente e continua crescendo de forma significativa, mesmo diante dos desafios econômicos”, afirmou.
As ações do Sebrae/MT também impactaram a vida de Kathlin Jine de Paula Gomes, que abriu há cerca de um ano a Ozonize-se Life Estética Integrativa, em Sinop. Ela explica que os cursos na área de marketing e gestão têm sido fundamentais para alcançar sucesso em um mercado tão concorrido como o da beleza.
“Desde o início, tenho me dedicado aos cursos gratuitos disponíveis no Portal Sebrae, pois, quando comecei a empreender, percebi que era preciso entender de marketing, controle de estoque, fluxo de caixa, mídias sociais, atendimento ao cliente, entre outros temas, com os quais não tive contato anteriormente. Tudo isso me mantém motivada e me impulsionam a continuar trabalhando no meu próprio negócio”, ressaltou.
Mais informações sobre as soluções oferecidas pelo Sebrae aos pequenos negócios estão disponíveis na Central de Atendimento pelo 0800 570 0800.