Investing.com — O primeiro-ministro húngaro Viktor Orban apelou à União Europeia para pôr fim às sanções contra a Rússia. O seu apelo surge numa altura em que se espera que a nova administração dos EUA sob Donald Trump anuncie uma “nova era” a partir da próxima semana.
Orban expressou as suas opiniões na rádio estatal na sexta-feira, sugerindo que é hora de descartar as sanções e estabelecer uma relação livre de sanções com a Rússia, embora tenha reconhecido que isso possa levar algum tempo.
A UE impôs 15 rondas de sanções à Rússia em resposta à sua invasão em grande escala da Ucrânia. Estas sanções precisam ser renovadas a cada seis meses. A próxima renovação, que requer uma decisão unânime entre os 27 estados-membros, está prevista para o final de janeiro. Isso ocorre 11 dias após a posse de Trump.
No mês passado, Orban surpreendeu outros líderes da UE numa cimeira em Bruxelas ao afirmar que não estava preparado para prosseguir com uma extensão das sanções, conforme relatado em 19 de dezembro. Durante a entrevista de rádio, no entanto, Orban não confirmou se vetaria as extensões.
O líder húngaro também sugeriu que a UE pode precisar de “alguns meses” para mudar a sua posição sobre as sanções russas. Ele afirmou que o bloco “deveria estar na fase de ficar sóbrio”, mas, em vez disso, está a redobrar as sanções.
Essa notícia foi traduzida com a ajuda de inteligência artificial. Para mais informação, veja nossos Termos de Uso.