A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) anunciou um edital para gestão compartilhada do Museu de Arte de Mato Grosso. A iniciativa tem investimento de cerca de R$ 10 milhões, sendo R$ 3 milhões provenientes da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O objetivo é selecionar uma organização da sociedade civil para gerir o espaço.
Gestão Compartilhada do Museu de Arte de Mato Grosso
Considerado o maior e mais qualificado acervo de arte de Mato Grosso, o museu reúne obras de artistas locais, nacionais e internacionais. Segundo o superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico, Robinson de Carvalho Araujo, a iniciativa visa preservar o patrimônio e ampliar o acesso à cultura.
Desde 2017 sem sede própria, o museu será instalado no Grupo Escolar Senador Azeredo, conhecido como Casa do Artesão, tombado pelo Fundação Cultural de Mato Grosso em 1983.
Participação e Inscrições no Edital
Somente organizações da sociedade civil com pelo menos dois anos de existência e experiência comprovada poderão participar. O termo de colaboração será válido por cinco anos, com possibilidade de prorrogação. As inscrições estão abertas até 14 de fevereiro.
Sobre a Política Nacional Aldir Blanc
Instituída pela Lei nº 14.399/2022, a PNAB garante fomento permanente à cultura, com recursos destinados aos entes federativos por cinco anos a partir de 2023. A Secel elaborou o plano de ação com participação social, e os recursos serão destinados aos selecionados nos editais.