O blogueiro Allan dos Santos, foragido da Justiça Brasileira, apareceu em um vídeo publicado pelo filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está nos Estados Unidos para acompanhar a cerimônia de posse de Donald Trump.
No vídeo, Allan aparece ao fundo de uma multidão, tentando registrar o momento em que Eduardo Bolsonaro encontra Donald Trump Jr., filho do presidente eleito no país.
O registro foi publicado pelo próprio Eduardo Bolsonaro, que agradeceu o filho de Trump por perguntar sobre Jair Bolsonaro, que não conseguiu viajar depois que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) negou a devolução do passaporte do ex-presidente, retido desde fevereiro de 2024.
Extradição
Allan dos Santos é investigado pelo STF por calúnia, injúria, ameaça e organização criminosa no âmbito dos inquéritos das fake news e das milícias digitais. Ele é suspeito de participar de uma rede organizada de ataques a adversários políticos de Bolsonaro. Ele estava à frente do canal Terça Livre, que foi retirado do ar por ordem judicial.
Por isso, há um pedido de extradição de Allan dos Santos em aberto desde o ano passado.
No ano passado, os Estados Unidos responderam ao Brasil, afirmando que não vão analisar o processo com base nos crimes de honra. De acordo com o governo Biden, esses crimes não estão contemplados no tratado de extradição entre os dois países, uma vez que podem ser interpretados como liberdade de expressão.
Motorista de aplicativo
No país que agora será comandado por Donald Trump, o blogueiro se tornou motorista de aplicativo na cidade de Orlando.
“Agora sou motorista de aplicativo e estou gostando muito. Não deixarei de fazer jornalismo, mas tenho prioridades, contas e não faço acordos com criminosos”, disse Allan nas redes sociais.