Depois de enfrentar o Atlético nos Estados Unidos no sábado, o Cruzeiro desembarca no Brasil e já tem outro compromisso oficial. Na noite deste domingo (19), a equipe celeste joga contra o Tombense, às 20h (de Brasília), no Mineirão, na estreia do Campeonato Mineiro 2025.
Logo depois do clássico com o Atlético, a delegação do Cruzeiro deixou o estádio e seguiu em voo fretado para Belo Horizonte. O calendário do futebol brasileiro foi motivo de fortes críticas de Fernando Diniz. O técnico cruzeirense reclamou dos dois jogos em sequência logo no começo do Estadual.
“Pior que o jogo estava marcado para hoje (sábado), à estreia contra o Tombense. Amanhã (dia 19 de janeiro, domingo) a gente vai ter um time cansado, porque senão teria que ter um time sub-20. O time sub-20 nem daria, porque a equipe está na Taça São Paulo”, criticou, após o empate com o Atlético, na América do Norte.
Em busca do título após cinco anos, o Cruzeiro fez grandes investimentos com a chegada de Pedro Lourenço ao comando da Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Alguns dos contratados devem ser titulares na partida contra o time de Tombos.
Para o primeiro jogo da temporada regular do futebol brasileiro, o técnico Fernando Diniz escalará uma equipe alternativa, mas com Fagner, Marquinhos, Bolasie e Christian em campo.
Amanhã a gente vai ver os jogadores. Existe uma tendência de que os jogadores que entraram no final, em sua maioria, iniciar o jogo. Obviamente, que é uma coisa programada, a gente fez essa opção.
O Cruzeiro fará o terceiro jogo na temporada neste domingo. Antes, empatou em 1 a 1 com o São Paulo, e ficou no 0 a 0 com o Atlético, durante partidas na Inter&Co Soccer Week, da FC Series, em Orlando, na Flórida.
Tombense
A equipe do Tombense iniciou os trabalhos de pré-temporada em 25 de novembro do ano passado. O técnico Raul Cabral trabalhou tanto os quesitos físicos quanto os táticos e vai apostar nessa vantagem para tentar surpreender o Cruzeiro.
O Tombense apostará na receita juventude e experiência no Campeonato Mineiro. O time de Tombos terá ainda em 2025 duas outras competições: Copa do Brasil e Série C do Campeonato Brasileiro.
A diretoria do clube, desde o rebaixamento à Série C, em 2023, mudou a forma de montar o seu elenco. O time não vai mais atrás de “medalhões” para apostar em jovens que se destacam em campeonatos emergentes.
Nome importante na história do Tombense, o goleiro Felipe Garcia, jogador com mais partidas pelo clube, deixou o clube e acertou com o ABC.
Os jogadores mais experientes da equipe tiveram bom desempenho em outras competições no ano passado, como Dudu Mandai, ex-Caxias, Roger Carvalho e Jefferson Renan, ex-Brusque e ex-Vitória, respectivamente.
Ex-Cruzeiro
Nome conhecido do Tombense é o atacante João Pedro. O jogador esteve no Cruzeiro até o ano passado. Porém, por questões de indisciplina acabou sendo emprestado ao Mirassol-SP. Nesta temporada, o jovem jogador acertou com a equipe do interior mineiro.
Cruzeiro x Tombense
- Motivo: 1ª rodada do Campeonato Mineiro
- Data e horário: 19 de janeiro de 2025 (domingo), às 20h (de Brasília)
- Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
- Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento
- Assistentes: Bernardo de Souza Pádua e Emílio Junio Nascimento Santos
- Transmissão: Itatiaia no rádio (95.7 FM e 610 AM, para BH e Região Metropolitana) e no Youtube (@Itatiaiaoficial e @Itatiaiaesporte); Premiere
Cruzeiro
Léo Aragão; Fagner, Jonathan Jesus, Villalba e Kaiki; Walace, Christian, Lucas Silva; Bolasie, Marquinhos e Tevis; Técnico: Fernando Diniz
Tombense
Vinícius Dias; Baracioli, Renan Carvalho, Rony e Dudu Mandai; Rickson, Lucas Santos, Cleiton e Pedro Oliveira; João Pedro e Douglas Coutinho. Técnico: Raul Cabral