Merab Dvalishvili tirou a invencibilidade de Umar Nurmagomedov e manteve o cinturão peso-galo em sua primeira defesa, na noite deste sábado (18), no UFC 311.
A luta começou bastante equilibrada, com os dois lutadores conectando um bom volume de golpe, mas a princípio, o russo teve uma leve vantagem por causa das defesas de queda e também por conseguir derrubar o georgiano.
Nurmagomedov manteve o mesmo ritmo no segundo round, conseguindo derrubar Dvalishvili mais uma vez, embora o volume de golpes significativo tenha continuado extremamente parelho.
As coisas começaram a mudar no terceiro round, quando Merab passou a conectar um maior número de golpes e sua primeira queda. Umar, por sua vez, não permitiu que o campeão o dominasse no chão, se levantando com rapidez.
Ao perceber que havia assumido uma leve vantagem, Dvalishvili começou a fazer graças em cima do octógono e até conversar com a plateia, sempre sorrindo. Enquanto isso, o russo começou a dar sinais de cansaço.
Ainda cheio de gás, Merab dominou completamente os dois últimos rounds, tanto na luta em pé, quanto na luta de chão —ainda que tenha se esforçado pouco para impedir que o desafiante se levantasse com rapidez.
Ao final de cinco rounds bastante explosivos, os três juízes decidiram, de forma unânime, pela vitória de Dvalishvili, que manteve o cinturão peso-galo conquistado em setembro de 2024.
Dvalishvili quebra recorde do UFC
Dominante nos três últimos rounds da luta contra Nurmagomedov, Merab Dvalishvili conseguiu oito quedas, mesmo sem manter o adversário no chão.
Com esse número, o georgiano chegou a 92 quedas em toda sua carreira no UFC, ultrapassando o antigo recordista, que era George St. Pierre, que tem 91.
As quedas, inclusive, favoreceram bastante o campeão na avaliação dos juízes, mas ele também teve um volume de golpes significativos maior que o do russo.