Impeachment no Corinthians: vaquinha da Arena pode ser interrompida?

Publicidade

Em entrevista concedida ao Domingol, com Benja, da CNN Brasil, em dezembro de 2024, o presidente da  Gaviões da Fiel, Alexandre Domênico Pereira, conhecido como Alê, alertou que o processo de impeachment contra o presidente do Corinthians, Augusto Melo, pode atrasar a vaquinha planejada para o pagamento da Neo Química Arena.

De acordo com Alê, embora o impeachment não anule o contrato assinado por Augusto Melo autorizando a iniciativa, todo o processo jurídico terá que ser refeito caso o presidente seja afastado. “Não anula, mas vai ter todo um processo jurídico, né? Vai ter que refazer tudo de novo. Vai atrasar tudo”, explicou o líder da torcida organizada – veja no vídeo acima.

Entenda a campanha

No dia 10 de outubro, Corinthians, Gaviões da Fiel e Caixa assinaram o Protocolo de Intenções relacionado à dívida do estádio. As assinaturas foram formalizadas por representantes de cada parte. Augusto Melo e Alexandre Domênico Pereira, presidentes do Corinthians e dos Gaviões da Fiel, além de Alexandre Padilha, ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal.

No dia 25 de novembro, a Caixa realizou uma audiência com Corinthians e a Gaviões da Fiel para o lançamento, através da torcida organizada, para a campanha de “vaquinha” para a quitação da Neo Química Arena.

Até o momento, a campanha criada pela torcida organizada já arrecadou R$ 35.412.355,00. A meta é de chegar nos R$ 700 milhões – ou o mais próximo possível – em até seis meses. Além disso, a Gaviões já realizou o pagamento de 25 boletos destinados para a Caixa.

Entenda o pedido e a dinâmica do impeachment

O Corinthians tem, ao todo, 301 conselheiros, sendo 200 trienais (eleitos no pleito de 2023) e 101 vitalícios. Para que a destituição de Augusto Melo seja aprovada, basta uma maioria simples entre os votantes da nova reunião marcada. Não há quórum mínimo para a assembleia.

O pedido de impeachment faz parte de um processo de investigação na Comissão de Ética do clube para averiguar o contrato de patrocínio com a VaideBet.

A reunião começará com discurso de Romeu Tuma Jr, presidente do Conselho, que irá expor os motivos da convocação em razão do recebimento da denúncia pela Comissão de Ética e Disciplina.

Em seguida, haverá manifestação do representante dos conselheiros requerentes do pedido de destituição do presidente da diretoria e do representante da Comissão de Justiça do Conselho Deliberativo.

O palanque depois servirá para defesa oral/sustentação oral do presidente Augusto Melo, ou de seu representante legal. A partir disso, será aberta a votação secreta para definir o futuro da presidência do clube.

Caso seja aprovado o impeachment no Conselho, Romeu Tuma Jr, precisará convocar uma assembleia geral dos sócios do clube para o veredito final. Essa, em caso de aprovação, ainda não tem data prevista.

Vale destacar que, entre as duas votações, em caso de aprovação, Augusto Melo ficaria provisoriamente afastado da cadeira presidencial. Os demais diretores também são demissionários.

Osmar Stábile, primeiro vice, assumiria provisoriamente caso fosse decidido o afastamento do presidente.

Esportes – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress