Na noite desta segunda-feira (20), o Centro de Eventos Roberto Munaretto recebeu a cerimônia de abertura do ano letivo 2025 em Lucas do Rio Verde, que contou com a presença de autoridades locais e profissionais da educação. A cerimônia marcou o início oficial das atividades escolares e teve a certificação das escolas que aderiram ao Programa Lixo Zero, como uma das ações de destaque. O evento ainda conta com uma palestra do empresário e educador Fabiano Brum, acompanhado pela Smart Band, e um jantar oferecido aos profissionais da educação.
Em entrevista, a Secretária de Educação de Lucas do Rio Verde, Elaine Benetti Lovatel, destacou as inovações pedagógicas que serão implementadas neste ano. “Além de receber calorosamente todos os nossos profissionais, o nosso grande diferencial para 2025 é no lado pedagógico, com a implantação de um sistema estruturado de ensino, o apostilado, uma reivindicação dos professores há muito tempo. Com esse material, acreditamos que conseguiremos alavancar nossos resultados, fortalecer as formações continuadas e garantir a equidade do ensino. Todos os alunos terão acesso a apostilas, agendas e livros de leitura, o que proporciona igualdade para todos”, afirmou Elaine.
Ela também comentou sobre os últimos ajustes nas escolas, que estão em fase de adequação estrutural, incluindo serviços de limpeza e manutenção, especialmente devido às chuvas recentes. “As escolas estão organizadas para iniciar o ano letivo, e temos investimentos macros previstos ao longo do ano”, complementou a secretária.
Entre as autoridades presentes, o presidente da Câmara de Vereadores, Airton Callai, enfatizou o apoio da Câmara ao trabalho dos professores e demais profissionais envolvidos com o setor educacional luverdense. “A Câmara Municipal está junto com os professores, sempre buscando melhorar a qualidade do trabalho que é desenvolvido nas escolas. Agradecemos por vocês escolherem essa terra maravilhosa para contribuir com a educação de nossas crianças”, declarou Callai.
Já o Prefeito Miguel Vaz ressaltou o compromisso da gestão municipal com a educação, destacando o impacto da área no município. “A educação é a prioridade absoluta da nossa gestão. Temos mais de 1.200 servidores públicos atuando no setor educacional, e nosso compromisso é com a melhoria constante da infraestrutura escolar, ampliação de unidades de ensino e a formação continuada dos professores”, afirmou o prefeito.
Miguel Vaz também mencionou a implementação do sistema estruturado, ou apostilado, como uma das inovações para 2025, visando melhorar ainda mais os resultados alcançados no ano anterior. “São avanços importantes em busca de resultados ainda melhores”, concluiu.