Fórum Econômico Mundial aborda conflitos e mudanças climáticas

Publicidade

Começou hoje (20), em Davos, na Suíça, mais uma edição do Fórum Econômico Mundial, evento que reúne chefes de Estado, representantes de organizações internacionais e empresários de 130 países. O tema deste ano é “Colaboração para a Era Inteligente”.

Segundo a organização do fórum, cerca de 3 mil líderes globais, incluindo representantes brasileiros, discutirão durante cinco dias desafios como mudanças climáticas, tensões geoeconômicas e avanços tecnológicos. Os temas se conectam diretamente a setores estratégicos, como o agronegócio.

Conflitos armados, eventos climáticos extremos e confrontos econômicos globais dominam a pauta. Coincidentemente, o fórum ocorre no mesmo dia em que Donald Trump assume a presidência dos Estados Unidos, sendo esperado para participar por videoconferência.

Pelo terceiro ano consecutivo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não comparece ao evento.

Relatório de Riscos Globais

Antes do início do fórum, foi divulgado o relatório de riscos globais, que apontou a desinformação como um dos principais riscos de curto prazo. Também foram destacados o aumento de conflitos armados, o agravamento das mudanças climáticas e as crescentes tensões econômicas globais.

O documento detalhou impactos recentes, como ondas de calor na Ásia, inundações no Brasil, na Indonésia e na Europa, incêndios florestais no Canadá e furacões nos Estados Unidos. Entre as medidas propostas está a redução do uso de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás.

O Fórum Econômico Mundial continuará ao longo da semana, com diversos painéis e discussões, e se encerra na sexta-feira (24).

Canal Rural

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress