O Estado americano da Georgia decidiu suspender todas as atividades envolvendo avicultura em seu território como medida de contenção após a confirmação de um foco de gripe aviária de alta patogenicidade no Condado de Elbert.
Segundo comunicado do Departamento de Agricultura local, todas as exibições, shows, trocas, encontros e vendas de aves estão suspensas no Estado até segunda ordem. A restrição não se aplica à venda no varejo de produtos avícolas.
“A suspensão não se aplica a instalações de produção na Geórgia, nem se aplica a vendas de tratados privados entre indivíduos”, destacou o Comissário de Agricultura da Geórgia, Tyler Harper, em nota.
O caso confirmado na semana passada foi o primeiro foco em uma operação comercial de aves na Geórgia e o quinto registrado no Estado. Ao todo, as instalações afetadas tinham aproximadamente 45.000 matrizes de frangos de corte.
Como medida de segurança, todas as operações comerciais de aves em um raio de 10 quilômetros foram colocadas em quarentena e passarão por testes de vigilância por um período de pelo menos duas semanas.