Donald Trump toma posse como 47º presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20) em Washington, capital federal. O evento já teve uma festa no domingo (19), com direito a show do Village People e discursos calorosos para os eleitores republicanos no país.
Hoje, dia da posse, Trump deve passar por uma série de eventos, um encontro com Joe Biden e bailes, além da cerimônia de posse, que começa às 14h no horário de Brasília, com transmissão ao vivo da BandNews TV.
Trump começa o dia com um culto na Igreja Episcopal de São João, em frente à Casa Branca. O evento é uma tradição para presidentes eleitos. Em seguida, ele e a primeira-dama, Melania Trump, se encontram com Joe Biden e Jill Biden para um chá, onde se dá boas-vindas ao novo mandatário. E, então, Trump segue para tomar posse como presidente dos Estados Unidos.
Tradicionalmente, as posses presidenciais ocorrem nas escadarias do Capitólio, mas, desta vez, será feita na Rotunda do Capitólio, em ambiente fechado. A mudança ocorre por conta das baixas temperaturas que atingem Washington.
Na Rotunda do Capitólio, o vice-presidente J.D Vance será o primeiro a ser apresentado e, em seguida, Trump aparece. Ambos fazem o juramento e é previsto que Trump discurse. Em seguida, há a cerimônia de partida de Biden e assinatura no Capitólio.
Há então um almoço e, pela noite, a cerimônia de assinatura na Casa Branca e, enfim, Donald Trump deve retornar finalmente para a Casa Branca. O tradicional desfile pela Pennsylvania Avenue também foi mudada por causa do frio. Desta vez, o presidente eleito irá desfilar pela Capitol One Arena, um ginário próximo do Capitólio, onde Trump deve discursar mais uma vez e bandas marciais devem se apresentar.
Posse de Trump terá três bailes
Uma das tradições da posse presidencial norte-americana é a realização dos bailes. São realizados bailes oficiais e de outras instituições após a posse. Neste ano, Trump fará parte de três bailes, onde deve discursar e dançar com a primeira-dama Melania Trump.
Os bailes devem contar com apresentações de bandas de música country, a banda Village People e cantores. As cerimônias têm como convidados apoiadores, doadores do presidente eleito e membros do serviço militar.