Do fondue suíço à tradicional lasanha italiana, o alimento que derrete na boca está presente na vida de muitas pessoas ao redor do mundo. Além de ser um dos alimentos mais consumidos globalmente, o mercado de laticínios segue em alta: estima-se que, até 2029, o setor alcance US$ 768,8 bilhões, de acordo com a Mordor Intelligence.
Em 2024, o cenário global do mercado de laticínios teve valor estimado em US$ 620 bilhões e as projeções recentes indicaram crescente demanda pelos produtos, especialmente o queijo.
Vale ouro
No Brasil, o queijo é sinônimo de inovação, sabor e qualidade agregada. William H. Labaki, da Goldy Alimentos Premium, em Itu (SP), conta como apostou na produção artesanal.
“O leite das vacas Jersey tem uma cremosidade única, e isso conquistou e conquista todos os dias o consumidor”.
A empresa, que começou produzindo ricotas e queijos frescos, atualmente coleciona vários produtos à base de leite, além de um prêmio, com o parmesão.
“O queijo parmesão recebeu medalha de ouro, no Mundial do Queijo de 2024, que aconteceu em São Paulo, o que não é pouca coisa, desbancou o queijo parmesão no mundo inteiro e foi reconhecido pelos jurados internacionais”, conta o produtor rural que mantém o laticínio na Fazenda Limoeiro, seguindo a sucessão familiar e comemora o reconhecimento.
“Isso é oxigênio para mim. Pretendo continuar enquanto eu tiver fôlego. Eu tenho paixão por toda a nossa produção e pretendo continuar enquanto eu tiver fôlego”, finaliza o produtor.
Queijo Minas artesanal
Outro destaque é o queijo Minas artesanal, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2024.
Com base no último levantamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a iguaria é produzida por mais de 30 mil famílias mineiras, o que é símbolo de tradição e qualidade.
- Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp.
Regiões como Serro, Canastra e Cerrado já possuem Indicação Geográfica, reforçando o valor cultural e econômico deste produto.
Em Minas Gerais, o Dia dos Queijos Artesanais de Minas acontece no dia 16 de maio. A data foi oficializada há cerca de sete anos, pela Lei Estadual 22.506.
Só que no dia Mundial do Queijo, todos os produtores têm motivos para comemorar. De acordo com o Polo Sebrae Agro, o Brasil está crescendo na exportação demonstrando o potencial do país em competir globalmente e revelando oportunidades para empreendedores expandirem seus negócios.
Dicas do Sebrae
Para se destacar nesse mercado, adote estratégias que aumentem a percepção de valor da sua marca, como diversificação, por exemplo, explorando novos mercados e produtos.
Aplique técnicas de branding, criando uma identidade forte com embalagens atraentes, divulgação e certificações de qualidade. Além disso, é possível apostar em comunicação e marketing para o negócio, usando mídias sociais e parcerias com influenciadores para aumentar o engajamento e a fidelidade à marca.
Descubra aqui estratégias detalhadas para crescer sua marca no mercado de produtos lácteos com valor agregado.