Trump confirma prognósticos mais pessimistas, diz Marina Silva

Publicidade

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou nesta segunda-feira (20) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “começou a confirmar os prognósticos mais pessimistas sobre os tempos desafiadores que virão”.

Trump tomou posse nesta segunda-feira, em Washington, para um novo mandato de quatro anos. Entre os primeiros anúncios feitos pelo presidente está a saída dos EUA do Acordo de Paris, tratado global assinado em 2015 com objetivo de limitar o aquecimento global a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais, para evitar os piores impactos das mudanças climáticas. Os Estados Unidos são, atualmente, o segundo maior emissor de gases de efeito estufa do mundo, atrás somente da China.

“Seus primeiros anúncios vão na contramão da defesa da transição energética, do combate às mudanças climáticas e da valorização de fontes renováveis na produção de energia”, afirmou a ministra Marina Silva, em nota oficial.

Marina também disse enxergar, com “enorme preocupação”, o anúncio de que Trump pretende acabar com o Green New Deal, marco que prevê a promoção de um modelo econômico sustentável no país. Além disso, a ministra criticou a promessa de retomar a indústria automotiva dos EUA, sem priorizar veículos elétricos e valorizando combustíveis fósseis.

“Resta trabalhar para que a governança climática, hoje mais madura e robusta do que no primeiro governo Trump, crie anteparos para evitar avanços da força gravitacional negacionista, que já inflaciona decisões políticas e empresariais na direção oposta de compromissos firmados anteriormente”, afirmou a ministra.

Marina afirmou que os anos do mandato de Trump “serão tempos desafiadores para o mundo inteiro”. “Resta enfrentá-los com informação, compromisso com a vida e capacidade de negociação política”, concluiu a ministra.

Política – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress