Os profissionais brasileiros estão em busca de novas oportunidades, mesmo que o cenário para encontrar uma vaga tenha ficado mais difícil no último ano. Segundo pesquisa da LinkedIn, três a cada cinco trabalhadores planejam buscar um novo emprego em 2025.
A Geração Z, nascidos entre os anos 1997 a 2010, lideram as intenções na procura por um novo emprego, com 68% planejando iniciar uma carreira.
Atualmente, o mercado de trabalho se encontra aquecido. A taxa de desocupação no Brasil atingiu 6,1% no trimestre encerrado em novembro — os números mais recentes — no menor patamar para o período desde o início da série histórica.
Em meio a esse cenário, a pesquisa do LinkedIn também mostrou que 72% dos(as) profissionais de RH percebem que o mercado está se tornando cada vez mais desafiador, destacando a necessidade de novas abordagens tanto para candidatos quanto para organizações neste ano.
O levantamento ainda mostra que 40% dos candidatos acredita que os requisitos anunciados pelas empresas costumam ser irreais para as vagas oferecidas.
Com isso, mais da metade dos entrevistados pela pesquisa considera que a busca por oportunidades ficou mais difícil no último ano.
E por isso, cerca de 3 em cada 10 deles se inscrevem para vagas mesmo sem atender a todos os requisitos, adotando uma estratégia definida pelo LinkedIn como “jogo de probabilidade”, ou seja, se inscrever em um maior número de vagas.
Segundo Milton Beck, Diretor Geral do LinkedIn para América Latina e África, “enquanto os candidatos estão enfrentando dificuldades para encontrar oportunidades, os recrutadores precisam lidar com um aumento de candidaturas que não são qualificadas”.
Isso se reflete no feedback oferecido pelos profissionais de recrutamento. De acordo com o levantamento, 62% dos(as) trabalhadores(as) brasileiros(as) acreditam que os(as) o RH, em geral, não fornece respostas sobre o processo seletivo.
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