A maioria dos brasileiros (67,0%) aprova a isenção do Imposto de Renda (IR) para trabalhadores que recebem até R$ 5 mil, de acordo com levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta terça-feira (21).
O instituto, no entanto, não coletou a faixa de renda dos entrevistados, os distinguindo entre População Economicamente Ativa (PEA) — aqueles que trabalham ou procuram trabalho — e População Não Economicamente Ativa (PNEA) — composto por quem não possui idade, interesse ou condições de trabalhar.
A medida proposta pelo governo federal é desaprovada por 23,2% dos que responderam. Outros 9,8% não souberam ou não opinaram acerca do tema (veja os detalhes no gráfico abaixo).
Foram entrevistados 2.018 eleitores em 26 estados e no Distrito Federal entre os dias 7 e 10 de janeiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Conhecimento do anúncio
O instituto avaliou também se os entrevistados tomaram conhecimento sobre o anúncio do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a respeito da isenção do IR para a faixa salarial de até R$ 5 mil.
Dentre os eleitores ouvidos, 60,8% afirmaram ter tomado, enquanto 39,2% disseram não ter tido conhecimento do anúncio(confira os detalhes no gráfico abaixo).